Desenho como palavra, desenho como imagem. Experiências desenhadas

Como parte de uma política de difusão cultural que busca apresentar ao público a diversidade de iniciativas no campo das artes visuais, o Museu de Arte Contemporânea da USP instituiu o Centro de Apoio Pedagógico, um espaço para a extroversão da produção dos ateliês educativos do Museu, dissertações e teses de poéticas visuais desenvolvidas na USP. Entre 13 e 30 de setembro o espaço apresenta a exposição Desenho como palavra, desenho como imagem. Experiências desenhadas, resultado da pesquisa de Constança Lucas para seu doutorado, sob orientação do Prof. Dr. Evandro Carlos Jardim, da Escola de Comunicações e Artes (ECA USP).

Constança Lucas tem privilegiado a poesia visual em seu trabalho: “o desenho é palavra, é imagem, são as minhas experiências desenhadas”, define. A artista leva em consideração as qualidades plásticas e gráficas da linha na construção dos desenhos de seus poemas visuais, que têm como fonte de reflexão os receptáculos, objetos tridimensionais com discursos próprios presentes no cotidiano da maioria das pessoas. Criando sintaxes gráficas e poéticas, os desenhos dos receptáculos e os desenhos das palavras se fundem em poemas.

A exposição apresenta livros de artista, desenhos e um painel digital que exibe os Diários de Desenhos da artista. Fundamentais para seu processo de criação, os Diários evidenciam o repertório visual de imagens e palavras escolhidas, vivenciadas e incorporadas à sua poética. Desde 2001, Constança reúne um desenho sobre papel para cada dia, sempre no mesmo formato (10x14cm). “São desenhos como registros de memórias através de palavras, linhas, texturas, matérias gráficas, somas das reflexões do cotidiano, das leituras e dos sonhos” diz a artista.

Constança Lucas realiza exposições desde 1982 e tem o seu trabalho de arte exposto na internet desde 1995.

SERVIÇO
Desenho como palavra, desenho como imagem. Experiências desenhadas
Doutoranda: Constança Lucas
Orientador: Prof. Dr. Evandro Carlos Jardim
Período: 13 a 30 de setembro de 2012
Funcionamento: terça a e domingo das 10 às 18 horas
Local: MAC USP Ibirapuera – Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso – Prédio da Bienal – entrada pela rampa lateral
Estacionamento no Parque Ibirapuera com Zona Azul
Telefone: 11 5573.9932
Entrada gratuita
www.mac.usp.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *