Historiador petropolitano lança livro na cidade sobre a imprensa do século XIX

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 13 setembro, 2012 13:04

Historiador petropolitano lança livro na cidade sobre a imprensa do século XIX

Mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o petropolitano Rodrigo Cardoso irá lançar seu primeiro livro, Pasquins: submundo da imprensa na Corte Imperial (1880 – 1883), na Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial. A obrapublicada pela editora Multifoco, aborda o universo da imprensa no final do século XIX.

O lançamento será no dia 20 de setembro, às 19h, com entrada franca. O local escolhido é uma dupla homenagem: por um lado, a casa pertenceu a um importante escritor, Cláudio de Souza, que também escrevia para veículos de imprensa; por outro, o espaço é hoje uma subunidade do Museu Imperial, cujo acervo se concentra no Império Brasileiro, época trabalhada no livro.

Fruto da dissertação de Mestrado do autor, defendida em 2009, Pasquins: submundo da imprensa na Corte Imperial (1880 – 1883) fala sobre o “surto” de pasquins que, conforme descreve o historiador José Murilo de Carvalho – orientador da dissertação de Cardoso e que assina a orelha do livro –, invadiram a cidade do Rio de Janeiro entre 1880 e 1883. “O surto foi precedido da Revolta do Vintém no início de 1880, quando o povo retornou às ruas, depois de longa ausência, sob a instigação de agitadores  republicanos”, diz Carvalho.

O livro procura responder questões sobre a razão desse “surto”, os principais personagens envolvidos, o conteúdo e a retórica dos pasquins,  sua base de sustentação financeira e o contexto sociocultural da época.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Para mais informações, acesse www.museuimperial.gov.br ou ligue para (24) 2245-3518.

Sobre o autor

Rodrigo Cardoso Soares de Araujo é doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ) e mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ). Tem experiência na área de História do Brasil dos séculos XIX e XX, atuando principalmente nos temas: imprensa, abolicionismo, política e cultura.

SERVIÇO
Lançamento do livro Pasquins: submundo da imprensa na Corte Imperial (1880 – 1883), de Rodrigo Cardoso
Data: 20 de setembro de 2012 – 19h
Local: Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Entrada franca

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 13 setembro, 2012 13:04


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook