MIS estreia a penúltima mostra do programa Nova Fotografia 2012: Entre Muros e Ideias, de Marcos Muniz

A quinta exposição do projeto  Nova Fotografia 2012 apresenta o trabalho do paulista Marcos Muniz, na série Entre Muros e Ideias, no MIS – instituição da Secretaria de Estado da Cultura. A visitação, que vai dos dias 12 de setembro a 28 de outubro, é gratuita.

O foco da série de Muniz é trazer a realidade de palestinos e israelenses à tona por meio de alegorias bélicas e religiosas que circundam as ruas e movimentos sociais nas cidades de Tel Aviv, Jerusalém e Belém. Na mostra, o artista desnuda o culto à fé e as crença políticas e religiosas de árabes e judeus em imagens que se inserem entre o tangível e o intangível.

A pluridade cultural e étnica de Jerusalém reforça a discussão de que é preciso reatar os laços seculares de dois povos manchados por conflitos e desentendimentos.  De ambos os lados, o estado de tranquilidade vigiada é evidente. Por lá, árabes e judeus tomam e retomam suas rotinas atravessando os muros, conhecidos como “checkpoints”, que separam fisicamente os dois povos.

Nota-se também o culto à fé, à crença político-ideológica de árabes e judeus, divididos por opiniões e costumes. E, a partir desse viés, a série de imagens reforça o composto argumentativo do “tangível” (muros, cercas, pôsteres e metralhadoras), que dão espaço à estética do “intangível“ (ideias, ideologias, estética visual e religião). Para intensificar o debate da relação entre os povos, a mostra também terá áudios com canções-leituras da Torah e do Alcorão.

A visitação da mostra Entre Muros e Ideias – Nova Fotografia 2012 é gratuita e vai de 27 de junho a 12 de agosto, no Espaço Nicho.

SERVIÇO
Nova Fotografia 2012 | Entre Muros e Ideias – Marcos Muniz | Grátis
Abertura: 11.09 às 19h
Visitação: 12.09 a 28.10
Horário: terças a sábados, das 12 às 22h; domingos e feriados, das 11 às 21h
Local: Nicho
Entrada gratuita
Classificação indicativa livre 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8 | Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *