Casa de Cláudio de Souza recebe oficinas semanais de contação de história

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 4 setembro, 2012 18:39

Casa de Cláudio de Souza recebe oficinas semanais de contação de história

A partir do dia 11 de setembro, a Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/Ibram) passará a abrigar oficinas de contação de histórias, ministradas por arte-educadores. As atividades serão gratuitas e acontecerão todas as terças-feiras, até 04 de dezembro, às 19h.

As oficinas possuem como público-alvo adolescentes, pessoas da terceira idade, brinquedistas, crechistas, professores, pedagogos e arte-educadores, além de jovens em condição de risco pessoal e social. Os responsáveis serão os arte-educadores Laell Rocha e Alaíde Guedes.

“O mundo vem sendo desafiado pelas desigualdades sociais, políticas e culturais, desencadeando competição, polarizações econômicas e desarticulação social. Um dos grandes desafios educacionais, atualmente, consiste na incorporação da cidadania e respeito de alteridade”, afirma Laell Rocha. “Nesse contexto, a socialização da arte, em especial a oficina de contação de história, pode colaborar na construção de um ser humano mais global, resgatando suas diversas relações”.

As atividades incluirão, além de contação de história, conscientização corporal e brincadeiras com utilização de diversos materiais. O objetivo é proporcionar aos alunos vivências que contribuam para a sensibilização e a percepção de si mesmos e a ampliação do universo cultural.

As oficinas dividem-se em três partes: teoria (mostrar a importância e a utilidade educativa das histórias), textos (pesquisa de histórias, narração interativa e dramatização) e recursos auxiliares (técnicas para confecção de fantoches, maquetes, bonecos com materiais reaproveitáveis e objetos). No último dia, 04 de dezembro, haverá uma apresentação dos recursos confeccionados e uma apresentação cultural dos alunos.

O projeto é uma iniciativa do Sistema FIRJAN através do Projeto Estrela do Amanhã, com patrocínio da empresa petropolitana GE Celma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com a parceria do Ponto de Cultura Terreiro Cultural e apoio da Casa de Cláudio de Souza.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, nº 247, Centro, Petrópolis. Além da realização de atividades culturais e educativas, como as oficinas, o espaço abriga uma exposição sobre seu titular, Cláudio de Souza, e a biblioteca que foi do escritor, disponível para consulta. A casa está aberta a visitação de terça a sexta-feira, das 11h às 18h, com entrada gratuita.

SERVIÇO
Oficinas de contação de história
Datas: de 11 de setembro a 04 de dezembro – terças-feiras, às 19h
Local: Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Entrada franca 

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 4 setembro, 2012 18:39


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook