SESC Thermas apresenta espetáculo em torno da diversidade sexual nesta sexta

Nesta sexta, dia 31, o SESC Thermas apresenta o espetáculo Borboletas de Sol de Asas Magoadas que aborda a temática da diversidade sexual. A montagem, indicada para maiores de 18 anos, será apresentada às 20h, na Área de Convivência do SESC Thermas, com entrada grátis. É preciso retirar os ingressos com antecedência na Central de Atendimento do SESC. No mês de agosto o SESC Thermas trouxe também a exposição interiores: diversidades, também sobre diversidade sexual. A exposição caracteriza-se por uma mostra fotográfica que flagrou imagens de pessoas e não de seus esteriótipos, tendo como ponto de partida a ideia de apagar os rastros de preconceitos que ainda insistem em se relacionar à diversidade sexual.

Borboleta de Sol e Asas Magoadas nasceu como projeto de graduação de Evelyn Ligocki no Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Após quase nove anos de vida, o espetáculo continua a ser aprimorado por Evelyn Ligocki, atualizado e inovado a cada temporada ou apresentação, trabalho esse encorajado também pelo público que gosta de interagir durante a encenação. Assim o espetáculo está sempre em contínuo processo de encenação e dramaturgia.

Construído por Evelyn Ligocki, “Borboletas(…)” foi baseado nas entrevistas e conversas da pesquisa de campo e em improvisações durante a criação da encenação, texto, personagem e encenação foram construídos simultaneamente, retroalimentando-se e esse processo nunca cessou. Como o espetáculo tem abertura para improvisação com o público, o texto ganha novos tons entre uma apresentação e outra.

Evelyn Ligocki fez pesquisa de campo nas ruas, diretamente com as travestis, entrevistando-as e participando como observadora do cotidiano desse grupo. Nas calçadas e casas, conheceu as histórias, os trejeitos, as gírias, os rancores e os desejos retratados por Betty. A atriz também encontrou material para seu trabalho na Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul – IGUALDADE, que defende a cidadania desse público.

O resultado foi um espetáculo em que o espectador também é convidado a adentrar na casa de Betty e mais profundamente no universo e cotidiano de alguém que nasceu em um corpo de homem e optou por exibir um corpo “super-feminino” e viver as consequências disso. O público divide o mesmo espaço com a atriz, que contracena durante quase toda encenação diretamente com seus convidados, recebidos e acomodados por ela em sua “casa”.

SERVIÇO
Espetáculo Adulto Borboletas de Sol de Asas Magoadas
Data:
Dia 31 de agosto, sexta às 20h
Indicada para maiores de 18 anos
Na Área de Convivência do SESC Thermas
Grátis.
Retirada de ingressos antecipadas na Central de Atendimento do SESC Thermas

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *