Arte Criativa BH promove cultura através de ações de responsabilidade social e sustentabilidade

Belo Horizonte será a sede da 1ª Edição do Arte Criativa BH, evento que vai transformar o espaço da Serraria Souza Pinto em uma manifestação de arte, cultura, sustentabilidade e inclusão social, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro.

O evento, com entrada franca, terá como principal atração a I Mostra Arte Criativa, um espaço onde o público poderá ver obras dos grandes nomes nacionais e internacionais, descobrir talentos ainda não consagrados e conhecer trabalhos de projetos sociais e de pessoas portadoras de necessidades especiais. Segundo os organizadores, o tema da mostra será “Superando limites” e a expectativa é que a exposição se torne o mais importante palco das diversas expressões da arte moderna, além de contribuir de forma significativa para estimular a criatividade e desenvolver o empreendedorismo no setor, mostrando o artesanato como oportunidade geradora de renda.

As práticas de responsabilidade social também ganharão destaque. Parte da renda do Arte Criativa BH será revertida para a construção da área de lazer do Instituto Geriátrico Afonso Pena (Igap), entidade mantida pelo Grupo Santa Casa BH e para o Lar Augusto Silva, de Lavras, apoiado também pela Associação dos Amigos da Irmã Benigna.

Um dos atrativos do evento será a montagem de uma casa totalmente sustentável, que irá reunir os principais conceitos de sustentabilidade para apresentar ao público novos sistemas construtivos que contribuem para redução do impacto ambiental. Será toda decorada com artesanato e trará, em sua essência, a união de práticas tradicionais com idéias inovadoras. Outro diferencial estará na decoração do ambiente, composto com material reciclado e de demolição.

Haverá a participação de artistas de rua e criadores demonstrando ao vivo técnicas de composição, grafite, escultura de papel e desfiles feitos com roupa de material reciclado. A gastronomia,  como uma forma de arte,   também estará presente no evento, com um espaço reservado para a degustação de novos sabores.  Além disso, o mestre cervejeiro Marco Falcone, proprietário da Falkebier, vai dar dicas para combinar carnes exóticas com o sabor da cerveja.

O Arte Criativa BH conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e objetiva ir além dos formatos convencionais, investindo em um ambiente diversificado e inovador, pois acreditam que entretenimento esteja atrelado a práticas de empreendedorismo.  Para eles, Minas Gerais necessita de um espaço que prepare  a população para receber os eventos internacionais dos próximos anos e enfatizam a importância da divulgação do Brasil através da arte em suas diversas expressões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *