“SUSUNÉ”, contos de mulheres negras estreia dia 21 de setembro no Teatro Ziembinski – Tijuca

Viabilizado pelo FATE 2012, Fundo de Apoio ao Teatro da Prefeitura do Rio de Janeiro, espetáculo “SUSUNÉ”,traz no dia 21 de Setembro, uma reflexão sobre a diversidade cultural, identidade e memória. O espetáculo faz curta temporada no Teatro Ziembinski.

Num espaço cênico que sugere um grande arquivo da memória, a atriz/personagem/narradora, junto a um percussionista, faz uma trajetória do processo de construção da sua identidade a partir dos contos afrocolombianos de Amalialú Posso Figueroa. Com uma linguagem cênica contemporânea e uma moldura etnográfica, o espetáculo leva ao palco um inventário de vivências pessoais que se entrecruzam com a narrativa ficcional suscitando reflexões sobre pertencimento, territórios, identidade e memória. O encontro dos dois intérpretes gera em cena um diálogo intercultural, que propõe um fortalecimento do processo de construção e reconstrução da identidade do individuo, principalmente no que se refere à identidade latino- americana.

O espetáculo realizou temporadas nos Teatros Poeira e Centro Cultural Justiça Federal em 2011, com sucesso de público e crítica. Em setembro próximo participará do FILTE, Festival Latino-americano de Teatro da Bahia como convidado.

As Histórias de babás negras do livro “Vean vé, mis nanas negras”, da autora colombiana Amalialú Posso Figueroa, inspiram Carolina Virgüez a investigar sua dupla cidadania. Nascida na Colômbia e há 30 anos no Brasil, a atriz leva à cena, com direção de Antonio Karnewale, uma reflexão sobre a reconstrução da sua identidade e sobre o reconhecimento das semelhanças e contrastes entre as culturas negras do Brasil e da Colômbia. A dramaturgia de Emanuel Aragão faz um ponto de interseção entre o material ficcional e os depoimentos de Carolina.

No palco, além da atriz, o percussionista Michel Feliciano explora os diferentes ritmos, timbres e pulsações presentes tanto nos contos, como no imaginário e na identidade cultural de ambos os intérpretes. O cenário e o figurinos estão a cargo de Marcelo Marques, com direção de movimento de Carmen Luz e iluminação de Renato Machado.

SERVIÇO
SUSUNÉ
Temporada: De 21 até 30 de setembro.
Teatro Ziembinski
Endereço:
Av. Heitor Beltrão s/n – Tijuca
Reestreia: 21 de setembro às 20h
Horário: sextas e sábados,  às 20h e domingo, às 19h
Bilheteria: 21- 2254-5399
Lotação: 132 lugares
Preços: R$ 8,00 e R$ 4,00 (meia)
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *