Estudantes da rede pública visitam exposição no SESC São José dos Campos

Entre os dias 14 de agosto e 30 de setembro, o SESC São José dos Campos recebe a exposição “Cultura de Almanaque”, com o objetivo de resgatar a história e cultura que envolve os almanaques de farmácia, veiculados desde o século XIX.

Escolas da rede pública de São José visitam diariamente a exposição. Dois monitores acompanham os estudantes informando-os a respeito de detalhes históricos e curiosidades. O SESC recebe 40 alunos por dia, de terça a sexta. Jogos e passatempos baseados na “Cultura de Almanaque” fazem parte da programação.

Além dos estudantes, a exposição recebe por volta de 60 visitantes, totalizando 100 visitas diárias. O público em geral conta com curiosos de todas as idades, inclusive senhores e senhoras que buscam os almanaques para se lembrarem da época em que ainda eram populares. Alguns ainda se recordam das músicas publicitárias dos produtos.

A exposição conta com o acervo pessoal de Mário Luiz Gomes, historiador Joseense. A coleção contabiliza mais de 600 almanaques. O SESC exibe 90 exemplares, alguns deles datando da década de 1870. Mário ainda colaborou com a pesquisa histórica e treinamento dos monitores que acompanham os grupos escolares.

Obras de Monteiro Lobato estão entre as disponíveis para visitação. O escritor usava os almanaques para popularizar personagens. Um dos itens mais importantes da coleção é o almanaque do Biotônico Fontoura da década de 1910, no qual está um das primeiras histórias do Jeca Tatuzinho, que ficou vinculado ao produto.

SERVIÇO
Exposição Cultura de Almanaque
Data: De 14/8 a 30/9, terça a sexta, das 13h às 21h30, sábados domingos e feriados, das 10h às 18h30.
SESC São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Área de Exposição
Grátis
Recomendação livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *