Casa de Cláudio de Souza realiza roda de leitura gratuita

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 25 agosto, 2012 09:01

Casa de Cláudio de Souza realiza roda de leitura gratuita

Na próxima sexta-feira, 31 de agosto, às 18h, acontece mais uma roda de leitura na Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/Ibram). Realizado em parceria com a Fundação Cultural Lygia Bojunga e a Academia Petropolitana de Educação, o evento tem entrada franca.

O encontro faz parte da segunda etapa das rodas de leitura; a primeira foi realizada no início de 2012 e, devido ao sucesso de público, os organizadores decidiram dar continuidade no segundo semestre. Nos primeiros eventos, foi explorada a obra de Lygia Bojunga e, agora, a escritora será trabalhada em diálogo com outros autores.

Segundo a pedagoga Francisca Valle, coordenadora da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga, foram os próprios participantes das primeiras rodas que escolheram o formato. “O grupo que participou da primeira etapa pediu que continuássemos com a obra de Lygia Bojunga nesta segunda fase, mas também trabalhando outros autores. E, como fizemos anteriormente, também serão os participantes que escolherão a obra a ser lida no encontro seguinte e o autor com o qual ela irá dialogar”.

As rodas de leitura são gratuitas e destinadas a todas as idades. De acordo com Francisca, o objetivo não é realizar formação literária ou fazer análises críticas das obras, mas sim despertar o prazer da leitura. “Os encontros são para pessoas que gostem de ler e para proporcionar o prazer de ler, para se reunir e socializar a leitura”

A obra de Lygia Bojunga inclui tanto livros de literatura infanto-juvenil quanto romances voltados para jovens e adultos. O ano de 2012 é especial para a escritora, que completa seus 80 anos de idade, os 40 anos da publicação de seu primeiro livro (Os Colegas), os 30 anos do recebimento da Medalha Hans Christian Andersen (considerado o prêmio mais importante do mundo em literatura infanto-juvenil) e os 10 anos de criação da sua editora, a Casa Lygia Bojunga.

A escolha da Casa de Cláudio de Souza para realizar os primeiros encontros não foi por acaso. De acordo com Francisca Valle, além do simbolismo de ter sido a casa de um importante literato brasileiro, é importante utilizar o espaço de forma a levar a própria comunidade local a conhecê-lo. “É um espaço cultural belíssimo, mas pouco conhecido do próprio petropolitano. E o mais importante é que o titular da casa fez questão de que se transformasse em um local para atividades ligadas às artes”, afirmou a pedagoga.

Ao todo, a segunda etapa terá seis encontros. O primeiro aconteceu em 17 de agosto e, além do dia 31 de agosto, acontecerão dois em setembro e dois de outubro, sempre com entrada gratuita. A Casa está localizada na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis.

SERVIÇO
Roda de leitura com a obra de Lygia Bojunga
Datas: 31 de agosto – 18h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Entrada franca
Informações: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço:
Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 25 agosto, 2012 09:01


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook