Esculturas de Aleijadinho fotografadas pelo argentino Horacio Coppola são tema de bate-papo no IMS-SP

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 24 agosto, 2012 16:04

Esculturas de Aleijadinho fotografadas pelo argentino Horacio Coppola são tema de bate-papo no IMS-SP

No dia 1º de setembro, às 16h, o Instituto Moreira Salles de São Paulo realiza um bate-papo sobre a exposição Luz, cedro e pedra – Esculturas do Aleijadinho fotografadas por Horacio Coppola, com o curador da mostra Luciano Migliaccio, professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU/USP, Jorge Schwartz, diretor do Museu Lasar Segall, e Sergio Burgi, coordenador do acervo fotográfico do IMS. O evento é aberto ao público, com lugares limitados.

A exposição, inaugurada em julho, conta com 81 imagens feitas pelo fotógrafo argentino em 1945, nas cidades mineiras de Congonhas do Campo, Sabará e Ouro Preto e fica em cartaz até 11 de novembro de 2012. Horacio Coppola, morto em junho deste ano, é figura central da fotografia latino-americana do século xx. Apreciador de esculturas pré-modernas e arcaicas foi motivado a viajar para Minas Gerais, em 1945, em busca da obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), compreendido por Coppola como artista integral, isto é, arquiteto, escultor e “ornamentista sacro”.

Para o curador Luciano Migliaccio, fotografar esculturas é uma questão de pontos de vista, sobretudo quando se trata das esculturas de Aleijadinho, que sempre foram parte de um grandioso teatro religioso. “Coppola compreendeu muito bem o caráter decorativo intrínseco à poética do escultor brasileiro”, explica.

Horacio Coppola voltou para Buenos Aires com um rico acervo de ima­gens que, dez anos mais tarde, expôs nos salões da asso­ciação Amigos del Libro e publicou no livro Esculturas de Antonio Francisco Lisboa O Aleijadinho(Buenos Aires: Ediciones de La Llanura, 1955). Em 2007, mesmo ano em que inaugurou a exposição Horacio Coppola — Visões de Buenos Aires, o Instituto Moreira Salles incorporou a suas coleções 150 dessas imagens.

SERVIÇO
Bate-papo com Luciano Migliaccio, Jorge Schwartz e Sergio Burgi:
Data: 1º de setembro (sábado) de 2012, às 16h
Entrada franca | lugares limitados
Local: Instituto Moreira Salles – São Paulo
Endereço: Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis
Tel.: (11) 3825-2560
www.ims.com.br

EXPOSIÇÃO: Luz, cedro e pedra – Esculturas do Aleijadinho fotografadas por Horacio Coppola
Exposição: de 18 de julho a 11 de novembro 2012 – De terça a sexta, das 13h às 19h e Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
Entrada franca
Classificação livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 24 agosto, 2012 16:04


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook