Mostra Lugar Nômade Dança chega na 5ª edição com mescla entre novos artistas e nomes consagrados

Uma mostra recheada de companhias com nomes consagrados da dança contemporânea, somado ao sopro de novas pesquisas e provocações estéticas. É com esse espírito que a 5ª Mostra Lugar Nômade Dança acontece entre dias 24 de agosto 02 de setembro de 2012, na sede da Cia. Corpos Nômades, no Espaço Cênico O Lugar (Rua Augusta, 325, em São Paulo), com direção artística do coreógrafo João Andreazzi e curadoria da jornalista e crítica de dança Ana Francisca Ponzio. O projeto conta com o XII Programa Municipal de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo e Funarte Edital – Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010.

“Há intenção, com a Mostra Lugar Nômade Dança, de concentrar em uma mesma noite de programação, diversificadas maneiras de procedimentos criativos em dança contemporânea” explica João Andreazzi, diretor da Companhia Corpos Nômades,  sediada no O Lugar, local de referência em dança e teatro contemporâneos. O Lugar recebeu o prêmio APCA 2010 (Associação Paulista de Críticos de Arte) por “Modelo de Espaço de Difusão de Dança”.

Serão duas semanas de programação com três espetáculos por noite, sempre de sexta a domingo. “Nesta edição de 2012, as presenças de Célia Gouvêa e Sônia Mota, artistas que já inscreveram seus nomes na evolução da dança brasileira, reforçam a expansão da mostra que, em sua programação principal, reúne trabalhos que refletem perspectivas da produção atual. Entre eles estão Eliana Carneiro, de Brasília, que marcou a cena paulistana nas décadas de 1980 e 1990 com suas propostas experimentais e que agora a Mostra Lugar Nômade Dança traz de volta a São Paulo, para uma reapreciação de seu trabalho”, explica Ana Francisca Ponzio. Os 64 projetos inscritos vieram de diversos lugares, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Natal, Salvador, Minas Gerais e Espanha. Alguns artistas participantes da Sessão Meia-Noite Olho Neles, apesar de brasileiros, fixaram seus trabalhos em países como a França e a Alemanha.

Paralelamente à grade principal de espetáculos haverá a “Sessão Meia-Noite Olho Neles”, espaço que representa uma oportunidade para novos artistas/grupos e coreógrafos. Aos sábados, às 16h, terá vez e voz as discussões e reflexões entre o público e profissionais da dança no “Tea-Time: O LUGAR EM REFLEXÃO”, além de um workshop (de antemão disputado) com a artista Sonia Mota, e  no domingo dia 25/08 oTest-Tube Happening, onde a Cia. Corpos Nômades, com a participação musical do Projeto Axial e Vanderlei Lucentini, realizarão um experimento baseado na improvisação, inspirado no novo espetáculo – ProjetoSinfonia Muller e Mahler.

A intenção da Mostra Lugar Nômade Dança é que experimentadores e investigadores da dança contemporânea mostrem seus trabalhos e dividam com outros artistas e o público em geral suas pesquisas e questões artísticas: “A escolha dos grupos se deu pela junção de qualidade e combinação de propostas que, juntas na Mostra, podem compor uma perspectiva interessante”, diz Ana Ponzio, curadora.

SERVIÇO
5ª Mostra Lugar Nômade Dança
Local: ESPAÇO CÊNICO O LUGAR
Endereço: Rua Augusta, 325 – Consolação – São Paulo
Reservas e informações: 011-3237 3224
ciacorposnomades@gmail.com  www.ciacorposnomades.art.br
Ingressos: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia (estudantes, classe artística e terceira idade).
Convênio com estacionamento na Rua Augusta, 108, São Paulo, SP

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *