Camila do Rosário expõe trabalhos com referências fashionistas na Urban Arts

A idade jamais denunciaria a catarinense Camila do Rosário. Com 23 anos, a artista já é vista como um dos grandes nomes da ilustração no Brasil. Seus trabalhos exploram os traços precisos, ricamente detalhados e coloridos, e que têm como ferramentas a clássica caneta esferográfica, lápis e aquarela, acrescidos de outros materiais que depois ganham vida. Camila do Rosário expõe, juntamente com os artistas Sabrina Eras e Zé Otávio, série de obras mistas que traduzem a atmosfera do mundo fashion. A exposiçãoE(FEMME)RA entra em cartaz 23 de agosto e segue até 1º de setembro, na galeria Urban Arts.

E(FEMME)RA será lançada com um descolado vernissage — como tradicionalmente acontece na Urban Arts —, com a presença dos artistas e convidados das áreas de arte, design, publicidade, moda e imprensa. A exposição faz parte do Design Weekend, conjunto de eventos que serão realizados, entre os dias 23 e 26 de agosto, na cidade de São Paulo. É uma virada cultural focada em arte, design, arquitetura e urbanismo, composta por eventos de diversos formatos, cursos, palestras, seminários, mostras, feiras, show — ou seja, várias ações de mobilização popular que vão trazer à cidade o tema design e suas conexões com arte, arquitetura, urbanismo e decoração.

Além da referência fashion e regionalista, Camila tem atualmente outra forte entusiasta em suas criações, a rua. “As ruas têm me inspirado mais até do que a própria arte em si. Situações cotidianas e sentimentos influenciam a direção do meu trabalho”, diz. Com trabalhos cada vez mais voltados à complexidade, a artista aproveita sua expansão criativa para alcançar também novos suportes e técnicas. “A moda agora aparece no meu trabalho de forma mais desprendida, atemporal. É natural que, ao ter novos temas como inspiração, eu busque também técnicas que até então não usava”, complementa.

O contato de Camila com a moda começou em 2007, na faculdade, primeiro em Jaraguá do Sul e depois em Florianópolis. E mesmo sem concluir o curso, a artista ganhou destaque no ramo: trabalhou como bolsista no grupo de pesquisa E – margem (com edição e figurino de audiovisual) e logo passou a ilustrar revistas – primeiramente nas publicações locais, depois em periódicos maiores e de circulação nacional.  E foi ainda durante o período na faculdade que Camila venceu o Primeiro Concurso de Ilustração de Moda, organizado pelo Instituto Europeo di Design de Barcelona (IED) e pela versão espanhola da revista Marie Claire. Como prêmio, ela embarcou para a Espanha e cursou o Creative Illustration: Idea, Concept & Image, no IED.

De lá pra cá, seu talento ganha uma notoriedade ininterruptamente crescente. Em 2009, Camila entrou para o site Urban Arts juntamente com alguns dos principais artistas do Brasil. Em janeiro do ano seguinte, a artista participou da expo coletiva DONA, na Galeria Espai Chromatic (Tarrogona, Espanha), juntamente com artistas de diferentes países. E trabalhos da Camila apareceram em revistas como a Serafina e Rolling Stone.

SOBRE A URBAN ARTS

Desde maio de 2009 em operação, o www.urbanarts.com.br, capitaneado por André Diniz, já se tornou uma referência no mundo da arte digital e ilustração. A primeira loja física da marca foi inaugurada em junho de 2011, na Rua Oscar Freire, 156 (Jardins, São Paulo, SP). A Urban Arts divulga e comercializa trabalhos de artistas, designers e ilustradores de talento. Toda semana, novas peças são apresentadas. Navegue no site ou visite a loja e inspire-se à vontade com a diversidade de artistas e estilos da galeria mais pop do Brasil.  Além de quadros e pôsteres, a Urban Arts também comercializa adesivos de parede, skins para notebooks e celulares, sketchbooks, almofadas e jogos americanos. www.urbanarts.com.br

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO -E(FEMME)RA
Local: Galeria Urban Arts
Vernissage: 23 de agosto, às 19h
Data: De 24 de agosto a 1º de setembro
Endereço: Rua Oscar Freire, 156
Tel.: (11) 30816734
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *