Miúcha e Tárik de Souza falam sobre a Bossa Nova em mais um debate do Sarau de Ideias – Da Semana de 22 ao Mangue Beat

A década de 1950 foi embalada pelo swing do Jazz, tanto nos EUA e Europa, quanto na América Latina. Qual a influência que os estilos jazzísticos, principalmente o Cool Jazz,  exerceram sobre a Bossa Nova? Qual a nossa imagem de futuro nesses anos dourados e como a música expressava esse ideal? Para responder a estas e outras perguntas, com muita criatividade, o Centro Cultural Banco do Brasil reúne, no dia 21 de agosto, a partir das 18h30, a cantora Miúcha e o crítico musical e jornalista Tárik de Souza. O debate terá a mediação do músico Charles Gavin.

A plateia poderá participar fazendo perguntas aos debatedores ou mesmo apresentando músicas ou poesias relacionadas ao tema. As senhas para o evento podem ser retiradas na bilheteria uma hora antes do início.

Sarau de Idéias tem por objetivo discutir alguns dos principais movimentos e manifestações culturais ocorridos no Brasil, no século XX, como a Semana de 22, o Concretismo, a Poesia Marginal, a cultura Hip-Hop, o Mangue Beat.

Com mediação dividida entre o músico Charles Gavin e o jornalista Mauro Ventura, os encontros reúnem artistas e intelectuais de projeção nacional. Entre os artistas que devem participar do projeto, até o final do ano, estão Antonio Cícero, Chacal, Ellen Oléria, Moraes Moreira, Otto e Thaíde.

Debatedores

Nascida no Rio de Janeiro, Miúcha foi criada em São Paulo com mais seis irmãos, filhos do professor e historiador Sergio Buarque de Hollanda, numa casa grande e animada pelos amigos da família. Entre eles, Vinícius de Moraes que aparecia sempre com um violão e muitas músicas. Mais tarde, ganhou uma bolsa de História da Arte e foi para Paris estudar na Ecole du Louvre e na Sorbonne. Lá, conheceu João Gilberto, com quem viria a se casar. Tiveram uma filha, Bebel Gilberto, e fizeram um disco com Stan Getz, The Best of Two Worlds. Em 1977, gravou dois discos com Tom Jobim, fizeram juntos um show histórico com Vinicius de Moraes e Toquinho e, desde então, se apresenta no Brasil e no Exterior, cantando o melhor da MPB e dos compositores com quem conviveu.

Jornalista especializado em música, Tárik de Souza trabalhou para as publicações Veja, Jornal do Brasil, Pasquim, Opinião, IstoÉ, Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, entre outras. Atualmente escreve para as revistas Carta Capital, Billboard Brasil, Retrato do Brasil e o jornal Valor Econômico. Criou e editou os sites Clique Music, Jornal Musical, a revista Rock/Jornal de Música. Foi editor das séries de livros de música Ouvido Musical e Todos os Cantos, da Editora 34. Produz e apresenta os programas Bossamoderna, na rádio MEC e MPBambas, no Canal Brasil, onde faz a pesquisa e pauta para O Som do Vinil, de Charles Gavin. Escreveu o livro Tem Mais Samba, das Raízes à Eletrônica (Editora 34, 2003) e é co-autor da biografia Tons sobre Tom, de Tom Jobim (Editora Revan, 1995) e de 300 Discos Importantes da Música Brasileira (Editora Paz & Terra, 2008).

O debate Jazz Bossa Nova terá duração de duas horas. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site WWW.bb.com.br/cultura

SERVIÇO
Sarau de Idéias – Da Semana de 22 ao Mangue Beat
Debate: Jazz Bossa Nova
Data: 21.08.2012 – Terça-feira
Horário: 18h30
Debatedores: Miúcha e Tárik de Souza
Mediação: Charles Gavin
Classificação indicativa: 12 anos
ENTRADA FRANCA – mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *