Coral Lírico de Minas Gerais apresenta a série Concertos na Cidade no Museu Mineiro

Coral Lírico de Minas se apresenta, na próxima quinta-feira16 de agostoàs 19h30, no Museu Mineiro, sob regência de Lincoln Andrade. Trata-se de mais uma edição da Série Concertos na Cidade, que tem o objetivo de levar o canto coral a espaços públicos diversos da capital mineira. Desta vez, o maestro titular do Coral Lírico, Lincoln Andrade, realizará uma palestra que antecede o concerto, às 19h, para explicação do programa apresentado na noite. A entrada é gratuita.

O concerto será iniciado com a Ave Maria, de Franz Biebl, obra escrita para 8 vozes (4 femininas e 4 masculinas). Em seguida, o coro de vozes femininas interpretará Sigh, no more ladies e Full fathom Five, do compositor inglês David Willcocks. Dando continuidade ao concerto, as vozes masculinas se unem ao coro feminino para apresentação das canções pares de Zingeunerlieder, ou Canções Ciganas, de Johannes Brahms. O coro se separa novamente e desta vez as vozes masculinas interpretam Drinking Songde Shakespeare e Williams e encerram sua participação com a tradicional Vive L’Amour, com arranjo de Robert Shaw e Alice Parker. Para finalizar o concerto, o Coral Lírico apresenta duas obras: Skin e Gong-Gong, de Bob Chilcott e o coro de abertura do II ato da ópera A Viúva Alegre, de Franz Lehár, que será encenada no Palácio das Artes em outubro.

Coral Lírico de Minas Gerais

Um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, o Coral Lírico de Minas Gerais possui um repertório que abrange grandes obras corais, desde a renascença até o moderno, de motetos a óperas, de oratórios barrocos a concertos corais sinfônicos. Um dos raros grupos com essas características no País, o Coral Lírico já recebeu importantes prêmios e convites para atuar ao lado das principais orquestras brasileiras, entre elas, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Seu atual regente titular é o maestro Lincoln Andrade.

Maestro Lincoln Andrade

Lincoln Andrade possui doutorado em Regência pela University of Kansas, EUA, mestrado em Regência Coral pela University of Wyoming, EUA, onde também foi professor assistente e ministrou aulas de canto coral e regência coral. Foi diretor musical do grupo vocal Invoquei o Vocal, maestro titular do Madrigal de Brasília, e do Coral Brasília. Recebeu prêmios nos Estados Unidos e na Europa. Foi professor e diretor da Escola de Música de Brasília. Regeu concertos na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal e Turquia. É o produtor musical, apresentador e entrevistador dos programas “Conversa de Músico” e “Conversa de Músico Concertos”, produzidos e veiculados pela TV Senado. Atualmente é professor de regência e o coordenador da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG. Ministra palestras sobre regência e canto coral em festivais no Brasil.

Programa

FRANZ BIEBL
Ave Maria  (8’)

DAVID WILLCOCKS E WILLIAM SHAKESPEARE
Sigh no more, Ladies (2’)
Full Fathom Five (3’)

JOHANNES BRAHMS
 Zingeunerlieder (extratos), nos, 2, 4, 6, 8, 10 e 11 (8’)

RALPH VAUGHAM WILLIAMS E WILLIAM SHAKESPEARE
 Drinking Song (3’)

TRADICIONAL AMERICANO

ARRANJO: ROBERT SHAW E ALICE PARKER
Vive L’Amour (4’)

BOB CHILCOTT
 Skin (5’)
Gong-Gong (6’)

FRANZ LEHÁR
Vilya, da ópera A Viúva Alegre (7’)
Soprano: Lilian Assumpção
Piano: Wagner Sander

SERVIÇO
Série Concertos na Cidade
Data: 16.08 – quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Museu Mineiro
Endereço: av. João Pinheiro, 342 – centro)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 8 anos
Entrada gratuita
Informações para o público: 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *