Casa de Cláudio de Souza realiza segunda etapa de rodas de leitura

A Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/Ibram) voltará a receber as rodas de leitura realizadas em parceria com a Fundação Cultural Lygia Bojunga e a Academia Petropolitana de Educação. A segunda etapa dos encontros terá início no dia 17 de agosto, às 18h.

A atividade tem como objetivo incentivar e difundir a leitura. Como ocorreu na primeira etapa, serão selecionadas obras da escritora Lygia Bojunga para leitura, contudo, desta vez, elas irão dialogar com textos de outros autores.

Segundo a pedagoga Francisca Valle, coordenadora da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga, foram os próprios participantes das primeiras rodas que escolheram o formato. “O grupo que participou da primeira etapa pediu que continuássemos com a obra de Lygia Bojunga nesta segunda fase, mas também trabalhássemos outros autores. E, como fizemos anteriormente, também serão os participantes que escolherão a obra a ser lida no encontro seguinte e o autor com o qual ela irá dialogar”.

As rodas de leitura são gratuitas e destinadas a todas as idades. De acordo com Francisca, o objetivo não é realizar formação literária ou fazer análises críticas das obras, mas sim despertar o prazer da leitura. “Os encontros são para pessoas que gostem de ler e para proporcionar o prazer de ler, para se reunir e socializar a leitura”.

A obra de Lygia Bojunga inclui tanto livros de literatura infanto-juvenil quanto romances voltados para jovens e adultos. O ano de 2012 é especial para a escritora, que completa seus 80 anos de idade, os 40 anos da publicação de seu primeiro livro (Os Colegas), os 30 anos do recebimento da Medalha Hans Christian Andersen (considerado o prêmio mais importante do mundo em literatura infanto-juvenil) e os 10 anos de criação da sua editora, a Casa Lygia Bojunga.

A escolha da Casa de Cláudio de Souza para realizar os primeiros encontros não foi por acaso. De acordo com Francisca Valle, além do simbolismo de ter sido a casa de um importante literato brasileiro, é importante utilizar o espaço de forma a levar a própria comunidade local a conhecê-lo. “É um espaço cultural belíssimo, mas pouco conhecido do próprio petropolitano. E o mais importante é que o titular da casa fez questão de que se transformasse em um local para atividades ligadas às artes”, afirmou a pedagoga.

Em agosto, serão realizadas duas rodas de leitura. Além do dia 17, haverá um encontro também no dia 31, às 18h. A Casa está localizada na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis.

SERVIÇO
Rodas de leitura
Datas: 17 e 31 de agosto de 2012, 18h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Entrada franca
Informações: (24) 2245-3418

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2245-3418 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *