Valter de Morais, artista plástico brasileiro, inaugura galeria em Miami

Um piano antigo pintado com cores vivas chamou a atenção de quem passou pela Casa Cor deste ano, em São Paulo. Impossível não notar uma obra de pop art tão original. Porém, esse é apenas um dos cinco pianos já pintados pelo artista plástico Valter de Morais, que inaugura sua galeria – Moraies Art Gallery – no próximo sábado, dia 11, às 19h, no The Point de Pompano Beach, na Flórida.

Nascido em São José dos Campos e criado no Brasil, Valter Morais tornou-se um pintor profissional em 1981, quando recebeu o bacharelado em Belas Artes na Universidade de Mogi das Cruzes. Em 1986, ganhou um concurso da ONU pelo Ano Internacional da Paz, além de ficar conhecido por pintar o retrato da princesa Anne – irmã do Príncipe Charles, que se encontra no Palácio de Buckingham, em Londres.

Em 1988, após seis anos como professor, mudou-se para os Estados Unidos, onde teve que catar latas nas ruas para sobreviver, até arranjar emprego em uma empresa de remessa de dinheiro, para a qual criou uma logomarca. Nessa época, também escrevia sobre humor e arte para o Brazilian Times. Algum tempo depois, resolveu voltar a pintar e vender seus quadros pelas ruas de Marlboro.

Foi da década de 90, na Flórida, pintando no estilo pop art – inspirado pela visão positiva do artista sobre o mundo -, que sua carreira se solidificou. Valter foi contratado para pintar o rótulo de uma garrafa de vodka, além de uma vaca exposta na mostra Cow Parade NY 2000. Cerca de quinhentos artistas foram convidados, da Flórida apenas Valter de Morais e Romero Brito, que segue esse mesmo estilo.

Para atender a demanda de pedidos, o artista costuma pintar paisagens Caribenhas, porém, o que ele mais gosta é de produzir obras de arte sobre sinuca, seu esporte favorito – conseguiu o 8º lugar em um campeonato estadual norte-americano e venceu três campeonatos brasileiros -; e pintar carros. Seu brinquedo famoso é um Gordini 65, pintado por ele com air brush – difícil técnica onde um spray é usado como pincel.

Valter já teve suas obras exibidas em Nova York, Kansas City, Las Vegas, Havaí, Brasil, Paris, Alemanha, Austrália, Inglaterra e Canadá, e agora inaugura sua própria galeria em Miami.

SERVIÇO
Inauguração da Morais Art Gallery
Data: Sábado, dia 11 de agosto, 19h
Local: The Point, 418 N Federal Hwy Pompano Beach Florida 33062 USA

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *