Gal Oppido retrata glamour e drama em séries fotográficas de cidades icônicas americanas: Los Angeles e Las Vegas

A galeria LUME Photos abre a exposição Los Angeles e Las Vegas, as cidades ilusionistas, de Gal Oppido, com 22 fotografias das duas cidades, que povoam o imaginário popular e carregam em si um misto de ficção e realidade, que se confundem e se complementam.

Com curadoria de Paulo Kassab Jr., a mostra exibe uma série de registros que Gal fez nos anos de 2009 e 2011, com um mesmo conceito, focado no espaço lúdico urbano das célebres cidades norte-americanas: Los Angeles, composta de várias cidades dentro de uma única, e Las Vegas, uma única cidade que apresenta vários cenários. “É um confronto entre o cotidiano e o lúdico”, como afirma o próprio artista. Além dessas fotografias, a exposição traz ainda desenhos produzidos por Gal nessas viagens, como uma espécie de diário de bordo gráfico, um hábito que cultiva há anos.

Para essas séries, Gal Oppido partiu de uma visão bastante ampla e registrou imagens da arquitetura e de paisagens, com e sem presença humana. As fotografias de Los Angeles e Las Vegas, as cidades ilusionistas retratam o que essas cidades possuem de mais intenso: “Glamour e drama, cinema e telejornal, sonho e vida real”, analisa Paulo Kassab Jr.

Tendo nascido em São Paulo, e não nas cidades que escolheu como cenário para esses trabalhos, Gal nos mostra uma visão global de representação da vida, que, a seus olhos tornou-se vital nos Estados Unidos. “Eu nasci em São Paulo, que é uma cidade composta por várias cidades em uma só, assim como Los Angeles, por exemplo. Mas São Paulo se constrói a partir de uma lógica de produção e o lado funcional de Los Angeles e de Las Vegas é ligado à ilusão”, explica.

Essa irrealidade apontada por Gal – da opulenta produção cinematográfica à ilusão da sorte no jogo – conecta-se diretamente com a própria técnica utilizada por ele, visto que, com a fotografia, capta-se uma realidade, que, uma vez congelada a partir de ângulos, focos e iluminações arbitrárias, determinados pelo artista, é transmutada em ficção. Dessa maneira, os paralelos e intersecções entre real e irreal, do conceito da mostra e da fotografia em si, fundem-se num metaconceito.

SERVIÇO
Gal Oppido – Los Angeles e Las Vegas, as cidades ilusionistas
Curadoria: Paulo Kassab Jr.
Coordenação: Felipe Hegg
Abertura: 06 de Agosto de 2012, segunda-feira, às 19h30
Período: de 07 a 30 de Agosto de 2012
Local: Lume Photos – www.lumephotos.com
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 733 – 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3704.6268 – visitas agendadas
Horário: segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 11h às 16h
Nº de obras: 22
Técnica: fotografia

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *