A arte suprasensorial de Merije

Criador múltiplo e inquieto, o artista mineiro Wagner Merije expressa sua arte através da fotografia, literatura, música e vídeo sempre com o apelo de estimular e democratizar o acesso às suas criações. Sua arte é denominada suprasensorial, ou seja, busca aguçar e alcançar o mais alto nível de nossos sentidos.

Merije – nome de origem indígena, que significa Feito Durante o Dia. Pseudônimo dado a ele por seu avô que pertencia à tribo Bororo do Mato Grosso é também título do seu DVD de lançamento. Como o próprio nome diz, Merije foi feito durante o dia e para o dia, prova disso é a grande disposição que leva ao seu trabalho de criação. Assim, sua arte múltipla reúne vários tipos de manifestações artísticas com o propósito de aproximar a arte do plano real e tornar acessível às pessoas através das novas tecnologias e seus meios de comunicar.

Seu recente trabalho musical é a coletânea suprasensorial (2012), quarto álbum autoral do artista que reúne 15 composições e conta com a participação de 32 músicos. Entre eles o consagrado trombonista Raul de Souza; a cantora Aline Calixto, dona de uma das vozes revelação da nova geração da música brasileira; o músico e compositor Markus Ribas, único brasileiro que gravou com o Rolling Stones e o pianista Jamphel D, grande parceiro de Merije. O álbum mistura ritmos brasileiros aos de outras culturas e traz a presença forte do samba, baião, drum and bass, música eletrônica e experimentações poéticas.

O CD está disponível para download no site www.merije.com.br , intensificando as ações de Merije em democratizar suas músicas.  O repertório de “suprasensorial” é composto por uma seleção das músicas preferidas do autor, de composições de seus trabalhos anteriores. Fazem parte do disco as músicas “A caminho do mar”, “Liga Lize”, “Chao & Pigalle” (uma homenagem a Manu Chao, música que o homenageado gosta muito), “Uma bossinha para Raul de Souza”, “Mil Maravilhas” (que faz parte da trilha sonora do filme “Beyond Ipanema”), entre outras.

Merije que recentemente esteve na 10ª Edição do Festival Visual Brasil Barcelona, já participou de eventos culturais como Virada Paulista, Smoking Festival, Rumos Itaú Cultural, Eletronika, Conexão Vivo, SambaCana Groove, Festa em Quadrinhos etc, além de produzir o evento DJ.Art – A revolução Musical Contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *