Curso sobre Chaplin, que será ministrado pelo crítico norte-americano Jonathan Rosenbaum, tem inscrições prorrogadas até este domingo

A Fundação Clóvis Salgado informa que as inscrições para o curso “Charlie Chaplin, Ontem e Hoje”, que será ministrado pelo norte-americano Jonathan Rosenbaum, um dos maiores críticos de cinema do mundo, foram prorrogadas até o próximo domingo, dia 5 de agosto. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem enviar um e-mail com um minicurrículo (de até 10 linhas) para curso.rosenbaum@gmail.com. O resultado com os selecionados para participar da atividade estará disponível no site fcs.mg.gov.br a partir do dia 10 de agosto.

Intitulado “Charlie Chaplin, Ontem e Hoje”, o curso ministrado por Jonathan Rosenbaum acontece entre os dias 14 e 16 de agosto, das 14h às 16h30, e contará com tradução simultânea para o público. O curso terá uma abordagem biográfica de Chaplin, começando pelo seu exílio na Suíça, quando foi gravado seu penúltimo filme “Um Rei em Nova Iorque” (1947), e chegando, no final, a seus principais curtas-metragens. A cronologia reversa possibilitará uma análise simultânea de Chaplin enquanto personalidade global e, ao mesmo tempo, como cineasta independente.

A atividade faz parte da mostra CHAPLIN, uma retrospectiva integral realizada pela Fundação Clóvis Salgado de 10 de agosto a 6 de setembro, com a exibição de todos os filmes realizados pelo ator e cineasta britânico, além de uma série de palestras, um debate e o lançamento de um catálogo com textos inéditos e clássicos sobre a obra de Chaplin. A mostra tem curadoria do Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Rafael Ciccarini.

Sobre Jonathan Rosenbaum

Figura importante no cinema mundial, Rosenbaum atuou no Chicago Reader entre 1987 e 2008, publicou e editou diversos livros, como Film: The Front Line, em 1983; e Moving Places: A Life at the Movies, em 1980. Contribuiu para as mais importantes publicações sobre cinema do mundo, incluindo a Cahiers du cinéma e a Film Comment. Além de promover a disseminação e a discussão sobre filmes estrangeiros nos Estados Unidos, fez uma participação no documentário For the Love of Movies: The Story of American Film Criticism, em que defendeu os jovens que publicam críticas de cinema na internet. É considerado pelo diretor francês Jean-Luc Godard como um dos melhores críticos de cinema de sua época.

SERVIÇO
Curso “Charlie Chaplin, Ontem e Hoje” com Jonathan Rosenbaum
Data: De 14 a 16 de agosto, das 14h às 16h30, no Cine Humberto Mauro
Endereço: Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro
Inscrições gratuitas, enviando-se um e-mail com minicurrículo (de até 10 linhas) para curso.rosenbaum@gmail.com até o dia 5 de agosto. Resultado com selecionados será divulgado no site fcs.mg.gov.br no dia 10 de agosto

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *