Pai da Arte Cibernética, Nicolas Schöffer recebe homenagem a seu centenário em mostra no MIS

O Museu da Imagem e do Som, Instituição da Secretaria de Estado da Cultura, organiza a mostra Nicolas Schöffer – Pioneiro da Arte Cibernética, que reúne filmes, vídeos, cartazes e fotografias do artista, provenientes do acervo sob resguardo de sua viúva, Eléonore Schöffer, que assina a curadoria da exposição, junto com a historiadora da arte Maude Ligier. A exposição, inédita no Brasil, comemora o centenário do nascimento deste artista francês de origem húngara e acontece entre os dias 3 de agosto e 30 de setembro.

“Criar uma atmosfera mágica em homenagem ao centenário deste artista, além de inspirar e encorajar um espaço que estimule a reflexão sobre a pesquisa estética foram os principais pontos que trouxeram esta mostra ao Museu da Imagem e do Som”, explica André Sturm, diretor executivo do MIS.

Pintor, escultor, urbanista, arquiteto e teórico de arte, Nicolas Schöffer foi um dos artistas mais importantes do final do século XX. Seu trabalho é considerado um divisor de águas na história da arte por criar esculturas e obras-robôs que interagiam diretamente com pessoas e ambientes. Dentre seus trabalhos, destacam-se Tour Spatiodynamique (1954) e CYSP 1 (1956), robô-dançarino da companhia de Maurice Béjart.

Artista de múltiplas facetas, Nicolas Schöffer foi, antes de tudo, um criador de ideias que tomaram as formas mais diversas, da pintura à escultura, da arquitetura ao urbanismo, passando, também, pelo espetáculo e pela escrita. “Seu trabalho sempre recorreu ao uso das tecnologias de ponta que culminaram em obras inéditas, tornando-o pioneiro na arte do espaço, da luz e do tempo, da arte cibernética interativa e da videoarte”, explica Eléonore Schöffer, curadora da mostra.

A abertura da mostra, no dia 3 de agosto, sexta-feira,  contará ainda com uma visita guiada realizada pela curadora da exposição e viúva do artista, Eleonore Schöffer, às 20h.

Sobre o artista

Nicolas Schöffer nasceu em Kalocsa, Hungria, em 06 de setembro de 1912, e residiu em Paris de 1936 até sua morte em seu ateliê de Montmartre, Ville des Arts, em 1992. Sua carreira como criador e pesquisador, inclui escultura, arquitetura, urbanismo, teatro total, tapeçaria, filme, música, ensino e publicação de livros.

Em 1954, revolucionou a arte utilizando sensores fotoelétricos associados a um “cérebro eletrônico” na Tour Spatiodynamique Cybernétique de Saint Cloud. Em 1956, criou CYSP 1, a primeira escultura cibernética autônoma. Interessado por diversas formas de criação,  aplicou a cibernética à arquitetura, ao urbanismo (La Ville Cybernétique, éditions Tchou, Paris, 1969), à pedagogia, à composição musical e ao espetáculo (destaca-se a obra Kyldex 1, 1973, apresentada na Ópera de Hamburgo).

Muito à frente de sua época, Nicolas Schöffer vem sendo redescoberto por teóricos de arte e artistas como o pai das artes eletrônicas e interativas.

SERVIÇO
Nicolas Schöffer – Pioneiro da Arte Cibernética
Abertura: 03.08, às 19h | 20H visita guiada com a curadora
Visitação: 04.08 a 30.09.2012
Horário: terças a sextas, das 12 às 22h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 21h
Local: Espaço Expositivo Térreo
Ingresso gratuito
Classificação livre

Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *