Últimos dias para aproveitar a programação de férias do Museu Casa de Portinari

Em julho, as crianças de Brodowski e região têm destino certo para a diversão: o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em convênio com a ACAM Portinari. Durante as férias escolares o museu preparou uma rotina cheia de atividades que promovem o resgate das brincadeiras de rua, constantemente retratadas nas obras de Portinari. As ações ocorrem até o dia 31/7 (terça-feira), na esplanada da instituição.

O projeto “Férias no Museu” tem como objetivo ajudar os pais no desafio de manter as crianças entretidas em atividades que gastem energia e proporcionem momentos de lazer e de descontração. Estão sendo desenvolvidas brincadeiras como peão, bilboquê, diabolô, ioiô, bolinhas de gude, bugalhas e dama, entre outras. Além disso, a garotada também poderá participar das tradicionais oficinas culturais.

Nelas, o público infantil produzirá origamis, pinturas em painéis, pipas, instrumentos musicais, claves e bolinhas de malabares com materiais recicláveis, cartões, de aprenderem a declamar poemas, além de iniciação nas técnicas de desenho e empalhe. A ideia é recriar um ambiente vivido por Portinari em sua infância.

As atividades acontecem das 9h às 12h e das 14h às 17h, de terça-feira a domingo, excetos as segundas, na esplanada do Museu Casa de Portinari (praça Candido Portinari, s/nº, Centro). Outras informações pelo telefone (16) 3664-4284.

Programação

Oficina de Origami
Dias: 24/7/2012 (terça-feira)
A técnica japonesa de origami também será uma das atrações das “Férias no Museu”. As aulas serão ministradas pela professora Regina.

Pintura em Painéis
Dias: 25/7/2012 (quarta-feira)
Quem não sonhou um dia ser um grande artista e pintar painéis tão grandes como fez Portinari? Para realizar o desejo de muitas crianças, a professora Ana Cristina Meneghelo irá incentivar os participantes para que pintem verdadeiras obras de arte.

Oficina de Pipas
Dias: 26/7/2012 (quinta-feira)
Uma das brincadeiras preferidas de Portinari também estará na programação das “Férias no Museu”. A professora Ana Cristina Meneghelo irá ensinar os pequenos a produzirem suas próprias pipas.

Confecção de Instrumentos
Dias: 27/7/2012 (sexta-feira)
No dia 27 de julho, os participantes das Férias no Museu conhecerão uma nova forma de reaproveitar resíduos sólidos para a confecção de instrumentos musicais.

Oficinas Andantes
Dias: 28/7/2012 (sábado)
Nas férias, o Museu Casa de Portinari vai levar as Oficinas Andantes para a praça Candido Portinari em Brodowski.  Uma equipe de seis oficineiros irá desenvolverá atividades relacionadas à música, dobradura, pintura, brincadeiras infantis, brinquedos antigos e contação de histórias.

Recreação circense
Dias: 29/7/2012 (domingo)
No domingo, 29 de julho, as crianças aprenderão a construir claves e bolinhas de malabares com material reciclável, com o professor Éliton Pitta. Na atividade, os participantes também conheceram ou pouco do desenvolvimento da  arte  circense.

Declamação de poemas
Dias: 31/7/2012 (terça-feira)
Com a ajuda da professora Aureliana, os participantes conhecerão algumas técnicas para declamar poemas.

SERVIÇO
Projeto “Férias no Museu”
Local: praça Candido Portinari, s/n° – Centro – Brodowski/SP
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h, excetos as segundas
Informações:
 (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *