Festival reúne nomes internacionais da música clássica em Piracicaba

Até 29 de julhoPiracicaba terá 22 apresentações de orquestras, cameratas, quartetos e bandas sinfônicas do Brasil e do exterior. É o 3º Festival Internacional de Música Erudita (Feimepi), com abertura amanhã (20), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 20h. Para fazer o concerto inaugural, o maestro Sergei Eleazar de Carvalho une-se a Egildo Rizzi na regência da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Toda a programação é gratuita.

Com 91 anos de trajetória, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba trará no repertório obras de Tchaikovsky, Mozart, Rossini, Erotides de Campos, Benedito Dutra, Guido Giovanini, Germano Benencase, entre outros.

Solando ao violoncelo estará o instrumentista russo Dmitry Kouzov, professor de violoncelo na Universidade de Illinois e detentor de vários prêmios internacionais na República Tcheca, Rússia e Nova York.

O convite para a participação de Sergei se deve ao fato de a terceira edição do Feimepi prestar homenagem ao centenário de nascimento de seu pai, o maestro cearense Eleazar de Carvalho. Ele esteve à frente das maiores orquestras do mundo e trouxe para o Brasil o modelo do Festival de Tanglewood, onde foi professor de regência, e aplicou com sucesso no Festival de Inverno de Campos do Jordão, Gramado, João Pessoa e Itu.

“Participarei deste concerto de abertura com a maior satisfação e empenho”, diz Sergei. Desde 2000, ele organiza em Fortaleza o Festival Internacional Eleazar de Carvalho. “O principal legado do meu pai é o da semente que plantou, o modelo deste e de tantos outros festivais de música pelo mundo afora”, completa Sergei.

FIM DE SEMANA

As atividades do fim de semana se concentram no Teatro Municipal, que recebe no sábado (21) a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, às 20h, sob regência de Adalto Soares. Composta por crianças provenientes de comunidades de baixa renda, a orquestra foi criada em 2002 e coleciona apresentações em renomados festivais e passagens pela Espanha, Áustria e Alemanha.

No domingo (22), a programação na Casa de Espetáculos começa às 11h, quando acontece a apresentação da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri, sob regência de Ricardo Apezzato. O repertório da jovem orquestra – com estudantes de até 18 anos – traz obras de Jean Sibelius, Georges Bizet e Beethoven.

Às 16h é a vez da Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob regência de Edilson Ventureli. Sediada na maior favela de São Paulo – Heliópolis – a orquestra do Instituto Bacarelli tem experiência em importantes palcos, como Sala São Paulo, Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro; o concerto para o Papa Bento XVI na Catedral da Sé; a participação no Rock In Rio, com Mike Patton; além de uma turnê, realizada em outubro de 2010, que passou por Alemanha, Holanda e Inglaterra. Solando ao violoncelo participa André Micheletti, piracicabano que assina a direção artística e coordenação pedagógica do Feimepi pelo segundo ano.

A partir de segunda-feira (23) até a data do encerramento, os concertos serão realizados também na Catedral de Santo Antônio, Teatro Erotides de Campos e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Estão previstas apresentações das orquestras Experimental de Repertório, Sinfônica de Americana, Filarmônica de Rio Claro e Jovem Sttutgart, além da Camerata Mahle, Quarteto Eleazar de Carvalho, Cantilena Ensemble, Trio Atlântica, Vokalzeit Quartet (Berlim) e Capella Bydgostiensis (Polônia).

PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA

Criado com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica, o Feimepi conta também com uma programação pedagógica composta por masterclasses, ensaios e palestras com o melhor corpo docente já reunido no Brasil. São 16 professores brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e 12 de países como Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Suíça, Canadá e Japão.

Em 2012 participam 340 bolsistas, que vão estudar coro, violão clássico, violoncelo, clarinete, composição, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, piano, trombone, trompa, trompete, tuba, viola e violino.

Os alunos são provenientes de 23 cidades do Brasil e do exterior (Argentina e Peru). Ao todo são cinco estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Goiânia, Distrito Federal e Rio de Janeiro. A maioria vem de São Paulo, porém de municípios mais distantes de Piracicaba, como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Franca, Presidente Venceslau e Mirandópolis. Da região estão representadas Sorocaba, Campinas, Charqueada, Rio das Pedras, Tatuí, São Roque, Americana e Limeira.

No corpo docente internacional estão os instrumentistas Nicolas Koeckert, Veronique Mathieu, Anna Puig, Helga Winold, Dmitry Kouzov, Lilit Kurdiyan, Erik Higgins, Jasmin Arakawa, Benjamin Coelho, Michel de Paula e Morris Palter. Os professores brasileiros são Sergei Eleazar de Carvalho, Antônio Lauro Del Claro, Sérgio de Oliveira, Peter Apps, Natalia Larangeira, Eduardo Bello, Gabriella Affonso, Fernando José Silveira, Luiz Mantovani e Adalto Soares. De Piracicaba ministram as masterclasses Claudio Micheletti, Alexandre Razera, Emerson Teixeira, Marcelo Costa Franco, Sérgio Teixeira e Ernst Mahle.

3º Feimepi é produzido pela Associação de Cultura Artística de Piracicaba (Acap) e pelo Jornal de Piracicaba. São realizadores a ArtInvest e a Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), por meio da Prefeitura do Município de Piracicaba. A Elring Klinger é a patrocinadora do Festival, que tem como apoiadores o Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Escola de Música de Piracicaba (Empem), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), TV USP, rádio Jovem Pan e Programa Opinião Geral.

Os números do 3º Feimepi

10 dias de evento
22 apresentações gratuitas em 5 espaços culturais de Piracicaba
Orquestras, cameratas, quartetos e bandas sinfônicas de Berlim, Polônia, São Paulo, Piracicaba, Tatuí, Americana e Rio Claro
340 alunos bolsistas de 2 países, 5 estados brasileiros e 23 cidades
Masterclasses de 14 instrumentos
12 professores estrangeiros vindos dos Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Suíça, Canadá e Japão
16 professores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina

PROGRAMAÇÃO DE CONCERTOS

20 de julho (sexta-feira)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

20h | Orquestra Sinfônica de Piracicaba
Regência de Egildo Rizzi e Sergei Eleazar de Carvalho
Solo de Dmitry Kouzov – violoncelo

21 de julho (sábado)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

20h | Orquestra de Metais Lyra Tatuí
Regência de Adalto Soares

22 de julho (domingo)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

11h | Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri
Regência de Ricardo Apezzato

16h | Orquestra Sinfônica Heliópolis
Regência do maestro Edilson Ventureli
Solo de André Micheletti – violoncelo

23 de julho (segunda-feira)

Salão Nobre da Esalq – Edifício Central

12h | Palestra Uma fantástica viagem na História da Música
Com Mariela Micheletti

Teatro Erotides de Campos

18h | Cantilena Ensemble

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

20h | Concerto dos professores

24 de julho (terça-feira)

Salão Nobre da Esalq – Edifício Central

12h | Trio Atlântica (violino, viola e cello)

Teatro Erotides de Campos

18h | Recital de canto com Caroline Mahot (soprano – França), Jean William (tenor – Brasil) e Jasmin Arakawa (piano – Japão)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

20h | Orquestras Sinfônica de Americana e Filarmônica de Rio Claro
Regência de Paulo de Tarso
Solistas: Veronique Mathieu e Alexandre Razera

25 de julho (quarta-feira)

Salão Nobre da Esalq – Edifício Central

18h | Michel de Paula (flauta) e Luiz Mantovani (violão)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

20h | Camerata Mahle
Regência de Ernst Mahle
Solistas: Fernanda Krug – violino e Alexandre Razera – viola
Coro-solistas: Raissa Amaral, soprano; Antonio Pessotti, tenor; Danilo Sarti e Norberto Vieira, barítonos; Sonia Dechen, contralto.

26 de julho (quinta-feira)

Teatro Erotides de Campos

18h | Vokalzeit Quartet

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

20h | Concerto dos professores

27 de julho (sexta-feira)

Salão Nobre da Esalq – Edifício Central

12h | Piano Trio, com Veronique Mathieu (violino),  Andre Micheletti (cello)  e  Jasmin Arakawa (piano)
Duo de Peter Apps (oboé) e Michel de Paula (flauta)
Duo de Marcelo Costa Franco (trompete) e Gabriella Affonso (piano)

Teatro Erotides de Campos

18h | Capella Bydgostiensis

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

20h | Quarteto Eleazar de Carvalho e professores

28 de julho (sábado)

Escola de Música de Piracicaba

11h | Concerto dos alunos do Festival

Catedral de Santo Antônio

11h | Banda Sinfônica da Escola de Música de Piracicaba
Regência de Cíntia Pinotti

Teatro Erotides de Campos

17h | Concerto de Encerramento da Orquestra de Câmera

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

20h | Orquestra Experimental de Repertório
Regência de Jamil Maluf
Solo de Claudio Micheletti

29 de julho (domingo)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

11h | Concerto de Encerramento do Feimepi com a Orquestra Sinfônica e Coro do Festival

20h | Orquestra Jovem Sttutgart

SERVIÇO
3º Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba
Data: 
Sexta-feira (20), às 20h
Teatro Municipal Dr. Losso Netto
Endereço: Avenida Independência, 277, Centro
entrada é gratuita
Mais informações: (19) 3433-4952 e www.feimepi.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *