Um dos mais importantes críticos de cinema do mundo, Jonathan Rosenbaum ministra curso no Palácio das Artes em agosto

Um dos maiores críticos de cinema do mundo, o norte-americano Jonathan Rosenbaum vem pela primeira vez ao Brasil em agosto para ministrar um curso sobre a obra de Charlie Chaplin, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes. A atividade faz parte da mostra CHAPLIN, uma retrospectiva integral realizada pela Fundação Clóvis Salgado de 10 de agosto a 6 de setembro, com a exibição de todos os filmes realizados pelo ator e cineasta britânico, além de uma série de palestras, um debate e o lançamento de um catálogo com textos inéditos sobre a obra de Chaplin. A mostra tem curadoria do Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Rafael Ciccarini.

Intitulado “Chaplin, Ontem e Hoje”, o curso ministrado por Jonathan Rosenbaum acontece entre os dias 14 e 16 de agosto, das 14h às 16h30, e contará com tradução simultânea para o público. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem enviar um e-mail com um minicurrículo (de até 10 linhas) para curso.rosenbaum@gmail.com a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de julho, até o dia 2 de agosto. O curso terá uma abordagem biográfica de Chaplin, começando pelo seu exílio na Suíça, quando foi gravado seu penúltimo filme “Um Rei em Nova Iorque” (1947), e chegando, no final, a seus principais curtas-metragens. A cronologia reversa possibilitará uma análise simultânea de Chaplin enquanto personalidade global e, ao mesmo tempo, como cineasta independente.

resultado com os selecionados para participar da atividade estará disponível no site fcs.mg.gov.br a partir do dia 10 de agosto.

Sobre Jonathan Rosenbaum

Figura importante no cinema mundial, Rosenbaum atuou no Chicago Reader entre 1987 e 2008, publicou e editou diversos livros, como Film: The Front Line, em 1983; e Moving Places: A Life at the Movies, em 1980. Contribuiu para as mais importantes publicações sobre cinema do mundo, incluindo a Cahiers du cinéma e a Film Comment. Além de promover a disseminação e a discussão sobre filmes estrangeiros nos Estados Unidos, fez uma participação no documentário For the Love of Movies: The Story of American Film Criticism, em que defendeu os jovens que publicam críticas de cinema na internet. É considerado pelo diretor francês Jean-Luc Godard como um dos melhores críticos de cinema de sua época.

SERVIÇO
Curso “Chaplin, Ontem e Hoje” com Jonathan Rosenbaum
Data: De 14 a 16 de agosto, das 14h às 16h30
Cine Humberto Mauro
Local: Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro
Inscrições gratuitas, enviando-se um e-mail com minicurrículo (de até 10 linhas) para curso.rosenbaum@gmail.com a partir de 23 de julho até o dia 2 de agosto. Resultado com selecionados será divulgado no site fcs.mg.gov.br no dia 10 de agosto

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *