Exposição fotográfica “Peso e Leveza” expõe a beleza, o humanismo e as desigualdades da América Latina

As dualidades e contradições da América Latina serão abordadas na exposição fotográfica coletiva “Peso e Leveza – fotografia latino-americana entre o humanismo e a violência”, composta por imagens de 15 artistas da Argentina, Nicarágua, Colômbia, México, Brasil, dentre outros países da região, entre os dias 24 de julho e 26 de agosto, nas galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta, no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro – Belo Horizonte). A mostra é uma iniciativa do Instituto Cervantes em Belo Horizonte, órgão oficial do Governo da Espanha e referência mundial no ensino do espanhol e na difusão da cultura hispânica, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). A curadoria é de Rosina Cazali (Guatemala) e Laura Terré (Espanha).A entrada é gratuita.

As 73 fotografias expostas foram selecionadas pelo festival PhotoEspaña no final de 2010, em Cartagena, na Colômbia, e em Manágua, Nicarágua, e buscam alcançar um equilíbrio para traduzir o cenário múltiplo que compõe a América Latina de hoje. Elas refletem os extremos, as tensões, as desigualdades sociais, as situações problemáticas e violentas que permeiam o subcontinente e irmanam os latino-americanos. No entanto, por mais graves, estranhas e angustiantes que algumas imagens pareçam, a leveza aflora e convida a recuperar o sentido crítico da resistência e a utopia do humanismo.

A mostra traz, por exemplo, a violência e a dor presentes no rastro de sangue da série “Nadie se atreva a llorar… dejen que ría el silencio”, assinada pelo venezuelano Juan Toro; a beleza e as cores da tradição religiosa vistas pelo mexicano Ernesto Muñiz e retratadas em “En mi país, rezamos todos y por todo; e a fragilidade humana na série “Frágil”, registrada pela ítalo-portenha Myriam Meloni.

Há ainda obras de Eunice Adorno, Daniel Baca, Ricardo Barcellos, Mayerling García, Santiago Hafford, Diego Levy, Pedro Linger, Mauricio Palos, Leonardo Ramírez, José Luis Rodríguez, do baiano Álvaro Villela e do belo-horizontino Pedro Motta.

Para a Gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado (FCS), Fabíola Moulin, “a mostra reafirma o desejo da FCS de colocar em circulação conteúdos relevantes e contundentes e uma linguagem contemporânea que, de forma inquestionável, revela a vitalidade, riqueza e intensidade de uma produção que se destaca no cenário internacional”. O diretor do Instituto Cervantes em Belo Horizonte e cônsul da Espanha para assuntos de educação e cultura, Ignácio Martinez-Castignani, ressalta a exposição como mais uma iniciativa do Governo da Espanha, em parceria com a FCS, para promover a internacionalização cultural de Belo Horizonte. “Queremos contribuir para que a cidade se torne um dos principais pólos de projetos hispanoamericanos no Brasil”, finaliza.

A parceria entre a FCS e o Instituto Cervantes pôde ser vista, anteriormente, nas exposições Madrid Mirada, apresentada no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, em 2010; e Polaroid Gigante, que esteve em cartaz também no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia em 2011. Ao todo, as exposições foram vistas por, aproximadamente, 6 mil pessoas.

Antes de chegar ao público mineiro, “Peso e Leveza” esteve em cartaz no Rio de Janeiro e São Paulo. Depois de Belo Horizonte, a exposição segue para Brasília.

SERVIÇO
Exposição de fotografias – “Peso e Leveza – fotografia latino-americana entre o humanismo e a violência”
Abertura para convidados: 24 de julho
Período expositivo: 25 de julho a 26 de agosto de 2012
Local: Galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta, no Palácio das Artes
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1.537 – Centro – Belo Horizonte
Informações: (31) 3789-1600
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *