Fundação Clóvis Salgado apresenta a série Concertos na Cidade no Museu Inimá de Paula

Na próxima quinta-feira, dia 19 de julho, Coral Lírico de Minas Gerais, um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, dá continuidade à série Concertos na Cidade com apresentação no Museu Inimá de Paula, no Centro de Belo Horizonte. Sob a regência de seu novo maestro Lincoln Andrade, o concerto acontece às 20h e tem entrada gratuita.

No programa da apresentação estão oito obras tradicionais do canto coral. Dando início ao concerto estará “Totus tuus”, de Henryk Górecki, um dos mais celebrados compositores poloneses da atualidade; seguida de uma série de obras sobre poemas de Shakespeare: “Sigh, no more ladies” e “Full fathom Five”, do compositor inglês David Willcocks (canções interpretadas apenas pelas vozes femininas), “A Serenade to Music”, e “Drinking Song” (interpretada apenas pelas vozes masculinas). “Vive L’Amour”, em um descontraído arranjo de Bernard Shaw e Alice Parker; os 11 corais folclóricos de“Zingeunerlieder”, de Johannes Brahms; e “Witness”, com arranjo de Jack Halloran, encerram a apresentação.

A apresentação conta, ainda, com a participação do pianista Wagner Sander e dos solistas Lilian Assumpção (soprano), Maria Helena Nunes (contralto), Wellington Vilaça (tenor) e Giancarlos de Souza (baixo).

Para o maestro Lincoln Andrade, “o retorno à frente do Coral Lírico de Minas Gerais representa um desafio artístico que traduz uma consolidação da qualidade musical do grupo, além de reafirmar uma proposta de aproximação da música de coral do público”.

Ao longo do segundo semestre de 2012, a série Concertos na Cidade passará por diversos espaços públicos da cidade. Após o concerto desta quinta-feira, a Fundação Clóvis Salgado leva a série ao Museu Mineiro, no dia 26 de julho.

Coral Lírico de Minas Gerais

O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos do país a ter um repertório diverso que abrange grandes obras como óperas, oratórios barrocos e concertos corais sinfônicos. Já recebeu importantes prêmios e atuou ao lado das principais orquestras brasileiras: a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Atualmente, o Coral Lírico conta com a regência do maestro Lincoln Andrade.

Maestro Lincoln Andrade

Lincoln Andrade possui doutorado em Regência pela University of Kansas, EUA, mestrado em Regência Coral pela University of Wyoming, EUA, onde também foi professor assistente e ministrou aulas de canto coral e regência coral. Foi diretor musical do grupo vocal Invoquei o Vocal, maestro titular do Madrigal de Brasília, e do Coral Brasília. Recebeu prêmios nos Estados Unidos e na Europa. Foi professor e diretor da Escola de Música de Brasília. Regeu concertos na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal e Turquia. É o produtor musical, apresentador e entrevistador dos programas “Conversa de Músico” e “Conversa de Músico Concertos”, produzidos e veiculados pela TV Senado. Atualmente é professor de regência e o coordenador da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG. Ministra palestras sobre regência e canto coral em festivais no Brasil.

Programa

HENRYK GÓRECKI

Totus tuus (9’38’’)

DAVID WILLCOCKS, poemas de William Shakespeare

Sigh, no more ladies, da comédia “Muito Barulho por Nada” (2’38’’)
Full fathom five, do drama “A tempestade” (1’55’’)

RALPH VAUGHAN WILLIAMS, poemas de William Shakespeare

A Serenade to Music, da ópera “O Mercador de Veneza” (6’)
Drinking Song, da cantata “Na Floresta de Windsor” (4’22’’)

TRADICIONAL AMERICANO

Viva L’Amour, arranjo de Bernard Shaw e Alice Parker (2’20’’)

JOHANNES BRAHMS                                                                  

Zingeunerlieder (11’24’’)

TRADICIONAL

Witness, arranjo de Jack Halloran (4’42’’)

SERVIÇO
Série Concertos na Cidade
Data: 19.07 – quinta-feira
Horário: 20h
Local: Museu Inimá de Paula
Endereço: Rua da Bahia, 1201 – Centro – BH – MG
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Entrada gratuita
Informações para o público: 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *