SP recebe o melhor do cinema latino-americano

Um bom programa para quem vai sair de sua cidade nessas férias, é o festival de cinema que começa nesta sexta-feira, 13, em São Paulo, trazendo as últimas novidades dos realizadores e produtores da América Latina e obras inéditas no Brasil e selecionadas – algumas delas premiadas – em importantes festivais como Berlim, Cannes, Havana, entre outros.

Serão exibidos 75 filmes em quatro salas: Memorial da América Latina, Cinesesc, Cinemateca Brasileira e Cinusp Paulo Emíliosempre com entrada franca até 19 de julho. Mais de 30 convidados internacionais circularão durante o evento.

Estão presentes obras lançadas pelo Festival de Berlim (O Garoto Que Mente, da venezuelana Marité Ugas), Cannes (Porfírio, do colombiano Alejandro Landes) e Toronto (O Circuito de Romándo chileno Sebastián Brahm), entre outras vitrine cinematográficas de prestígio internacional.

Merece destaque ainda o divertido cubano Juan dos Mortos (de Alejandro Brugués), no qual zumbis dominam uma semidestruída cidade de Havana, e De Pernas Para o Ar (do venezuelano Alejandro García Wiedemann), que tem sua première internacional no 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

Diversos títulos programados são inéditos no Brasil, como é o caso do sensível road movie mexicano Um Mundo Secreto, programado para a sessão de abertura do Festival. Seu diretor, o estreante Gabriel Mariño, é um dos muitos convidados que têm presença confirmada no evento.  O Brasil está representado, entre outros títulos, por Hoje, de Tata Amaral, melhor longa do Festival de Brasília 2011, Rânia, de Roberta Marques, vencedor da mostra Novos Rumos, da Première Brasil do Festival do Rio, e pelo curta Até A Vista, de Jorge Furtado.

Mostra Escolas de Cinema

Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect reúne 36 curtas-metragens realizados por cursos audiovisuais da Argentina, Brasil, Cuba, Equador, México e Uruguai. Trata-se de uma competição organizada em parceria com a Ciba, regional ibero-americana do Cilect – Centre International de Laison des Écoles de Cinéma et Télévision. O vencedor é apontado por um júri formado pela produtora Bel Berlinck (da O2 Filmes), pela apresentadora e cineasta Marina Person e pela montadora Vânia Debs.

Finaliza 2012

Sete longas-metragens brasileiros atualmente em fase de pós-produção foram selecionados para o prêmio Finaliza 2012 e são apresentados durante o 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo em sessões privadas, assistidas apenas pelos membros do júri e por pessoas ligadas às diferentes áreas da cadeia produtiva audiovisual. Ao término de cada sessão, o projeto deverá ser apresentado pelo diretor ou produtor para os presentes, que fará seus comentários sobre a obra com o objetivo de contribuir para o produto final. Dentre os filmes, será escolhido um vencedor que receberá serviços de laboratório no valor equivalente a R$ 99,4 mil. Trata-se de uma inciativa inédita em festivais brasileiras, fruto de parceria entre a Associação do Audiovisual, a Cinecolor Digital e o Programa Cinema do Brasil.

Foram selecionados os projetos Amparo, de Ricardo Domingos Pinto e Silva; Cores, de Francisco Garcia; De Menor, de Caru Alves de Souza e Tata Amaral; Life Art, de Andradina Azevedo e Dida Andrade; Mão na Luva, de Roberto Bomtempo; O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra; e O Rio nos Pertence – Operação Sonia Silk, de Ricardo Pretti.

SERVIÇO
7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
Data: 12 a 19 de julho de 2012

Memorial da América Latina – Av Auro S. de Moura Andrade 664, Barra Funda
Cinesesc – Rua Augusta 2075, Cerqueira Cesar
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Mariana

Entrada franca

Veja a programação completa: http://www.festlatinosp.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *