Museu Imperial participa de reunião internacional sobre proteção de acervos

O diretor do Museu Imperial (Ibram/MinC), Maurício Vicente Ferreira Jr., irá representar a instituição na Reunião de Especialistas da Unesco sobre Promoção e Proteção dos Museus e Coleções. O evento acontece de 11 a 13 de julho no Rio de Janeiro e terá a presença de especialistas de mais de 50 países.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus/MinC, em parceria com a Unesco, o evento conta ainda com o apoio do Programa Ibermuseu, da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e do Conselho Internacional de Museus (Icom). Estarão presentes diretores de museus nacionais e internacionais, representantes governamentais dos países, organismos internacionais e intelectuais da área de museus.

A reunião é resultado da aprovação da proposta de resolução incluída, pelo governo brasileiro, na pauta da Comissão de Cultura da 36ª Conferência Geral da Unesco, que aconteceu em novembro de 2011. O objetivo é debater a temática da promoção e proteção dos museus e coleções, a partir da percepção de que, muitas vezes, esses patrimônios não recebem a atenção necessária e se encontram em risco de deterioração e de se dispersarem em atividades ilícitas.

Esta é a primeira vez que uma reunião deste porte é realizada para debater o tema. Um dos objetivos será discutir a viabilidade de se adotar um instrumento normativo internacional que minimize a vulnerabilidade dos museus e das coleções a situações de risco em todo o mundo, assegurando, simultaneamente, o direito à propriedade e o interesse coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *