“A Tartaruga de Darwin” se apresenta em Campinas

Teatro GT traz direto para o interior do Estado de São Paulo, “A Tartaruga de Darwin”, uma fábula fantástica estrelada por Paulo Betti, Cristina Pereira, Vera Fajardo e Rafael Ponzi, com apresentações nos dias 10, 11 e 12 de Julho (terça, quarta e quinta) às 20 horas, no Teatro do SESI Amoreiras, na cidade de Campinas.

Na montagem, realidade e fantasia se misturam na figura de Harriet – interpretada por Cristina Pereira –, uma tartaruga que Charles Darwin trouxe das Ilhas Galápagos e que está em processo de evolução para a forma humana. Graças a sua longevidade, presenciou algumas das mais emblemáticas passagens históricas, estando presente na Revolução Russa, nos campos de concentração nazistas, no bombardeio de Guernica e em diversos outros eventos da humanidade que ocorreram nos séculos XIX e XX.

Depois de mais de duzentos anos, Harriet, cansada de viver no chamado mundo civilizado, quer voltar às raízes e passar o resto de sua vida longe dos homens. Porém, torna-se alvo de uma ferrenha disputa entre um historiador (Paulo Betti) e um cientista (Rafael Ponzi), que desejam estudá-la. Assim, desperta o ciúme de Bete (Vera Fajardo), esposa do historiador, já que este só tem ouvidos para as revelações da mulher/tartaruga.

Com texto do prestigiado autor espanhol Juan Mayorga, a peça é baseada na história verdadeira de Charles Darwin. Entre muitos dos animais que estudou durante as pesquisas que levaram à Teoria da Evolução, estava a tartaruga de Galápagos que morreu aos 176 anos.

A trama foi trazida para o Brasil após Paulo Betti assistir ao espetáculo na Espanha, em 2008. A partir de então, surgiu o desejo de realizar uma montagem brasileira, que se concretizou em 2009, com a estreia do espetáculo no Teatro do SESI, no Rio de Janeiro. A temporada na capital carioca rendeu à atriz Cristina Pereira a indicação de melhor atriz no Prêmio Shell.

O espetáculo tem direção dos também atores da montagem Paulo Betti e Rafael Ponzi. O cenário – que conta com um casco gigante no palco – e os figurinos são assinados por Letícia Ponzi e a iluminação é de Aurélio de Simoni.

SERVIÇO
A Tartaruga de Darwin
Data: 10, 11 e 12/Julho – Terça, Quarta e Quinta às 20h
Teatro do SESI Amoreiras
Endereço:
Av. das Amoreiras, 450 – Campinas I
Informações: (19) 3772-4100 – www.teatrogt.com.br
Entrada Gratuita – sujeito a lotação do teatro

 

Retirar ingressos na bilheteria do teatro com 1h de antecedência  (das 19 às 20hs) no dia da apresentação por ordem de chegada. 

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *