Sesc Santo André apresenta montagem infantil inspirada nos poemas de Patativa do Assaré

O SESC Santo André apresenta, no dia 24 de junho, o espetáculo “Quixote Caboclo”, uma adaptação da Cia da Tribo, inspirada nos poemas de Patativa do Assaré. A peça conta a história de um caboclo que, após aprisionar um pássaro, relata histórias e causos de sua vida para que a ave volte a cantar.

A companhia usa linguagens populares como o teatro de bonecos (mamulengos e sombras) cordel,  e danças tradicionais.

A poética de Patativa do Assaré está presente em todo o espetáculo, que idealiza as regiões campesinas como um santuário que deveria ser protegido do progresso, e defender todas as nuanças do falar e do viver de seus habitantes.

Patativa foi um Quixote caboclo, combatendo ilusoriamente os moinhos de ferro:

“Ingém de ferro você/com seu amigo motô/ sabem bem desenvorvê/é munto trabaiadô/Tem força, tem energia/mas não tem a poesia/que tem um ingém de pau.

Motô, tu és um castigo/bicho feio, sem futuro/safado eu te amardiçô/com toda a tua zoada/em nome das raspadêra, lavadêra e cuzinhêra/das alegre farinhada” Patativa do Assaré

Sobre Cia da Tribo

Criada em 1996 por Milene Perez e Wanderley Piras, a Cia da Tribo mantém em seu trabalho de pesquisa sobre cultura popular, a preocupação de estabelecer – através de uma linguagem urbana – um repertório que mostre a fusão de culturas.

O primeiro trabalho de pesquisa do grupo foi Zabumba, um musical infanto-juvenil, cuja temática era o Bumba-Meu-Boi, com o qual recebeu diversos prêmios: APCA, Troféu Mambembe e Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem. Em seguida realizaram Romance inspirado na linguagem musical dos trovadores europeus do século XI com danças folclóricas, mitos e rima da literatura de cordel, que ganhou o Prêmio Estímulo para Montagens Teatrais Coca-Cola e foi indicado ao Troféu Mambembe. Em seguida vieram O Coronel dos Coronéis (Prêmio Estímulo Flávio Rangel/2000 e Prêmio Jovem Protagonista do FDE e indicações ao Prêmio Pananco), Homem Palco em Contos do Brasil e Fazenda de Papel.

SERVIÇO
Quixote Caboclo
Dia: 24 DE JUNHO, domingo, às 15h
Faixa Etária: livre
SESC Santo André
Endereço: Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André – SP
Local: Área de Convivência
Duração: 60 minutos
Valor: grátis
Acesso para deficientes físicos
Estacionamento no próprio SESC: R$ 2,00 a primeira hora e R$ 1,00 cada hora adicional (desconto de 50% para matriculados)
Informações: 11 4469-1200

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *