Museu Casa de Portinari, em Brodowski, é fechado preventivamente

O Museu Casa de Portinari, localizado no município de Brodowski, será fechado preventivamente a partir desta sexta-feira (22/6) por decisão da Secretaria de Estado da Cultura. O fechamento visa à proteção dos afrescos pintados pelo artista plástico Candido Portinari nas paredes da pequena casa onde ele viveu e faz parte do esforço contínuo da Secretaria para preservar o patrimônio artístico. Em uma inspeção de rotina ocorrida no último dia 5/6, especialistas em restauro contratados para realizar o monitoramento permanente dos afrescos constataram na Capela da Nonna um processo chamado de delaminação, que consiste no desprendimento da pintura.

Segundo o laudo técnico assinado pelo restaurador Júlio Moraes, não é possível afirmar com exatidão quais as causas da delaminação. É possível que ela esteja relacionada aos materiais usados por Portinari como aglutinantes da tinta – gema de ovo ou cola animal, que têm vida útil curta e são particularmente sensíveis a variações de umidade – ou mesmo a própria técnica de construção da casa, muito rudimentar. Seja qual for a causa, no entanto, o laudo aponta que a frequência de pessoas no ambiente produz inevitável impacto nas condições ambientais e pode ter íntima relação com o processo constatado.

A mera presença de pessoas nos ambientes dos afrescos provoca mudanças bruscas de temperatura, que afetam as pinturas. Por isso, o fechamento é importante também para permitir o monitoramento dos afrescos em um ambiente o mais estável possível. No ano passado, mais de 114 mil pessoas visitaram o Museu Portinari, que é o mais freqüentado entre os mantidos pelo Estado no interior.

A Secretaria de Estado da Cultura já vinha providenciando a contratação do restauro dos afrescos e reforço estrutural da casa, dois serviços que ocorrerão em paralelo. Por se tratarem de procedimentos extremamente delicados e especializados, os trabalhos estão sendo planejados minuciosamente para evitar danos à casa e às pinturas. É importante ressaltar que o processo de restauro é uma intervenção estranha às pinturas e deve ser feita com o maior cuidado possível. O prazo para a execução dos serviços será estimado quando os trabalhos forem iniciados, uma vez que é necessário ter uma análise mais aprofundada sobre o problema que atinge as pinturas. A Secretaria está atualmente concluindo os trâmites necessários para dar início à licitação do projeto executivo e da obra, o que deve ocorrer ainda em julho.

O fechamento do Museu também atende à necessidade de que a instituição seja adequadamente preparada para o restauro, com o acondicionamento de todas as peças do acervo e a proteção aos murais.

Enquanto o Museu permanecer fechado, sua equipe técnica e educativa continuará realizando atividades pedagógicas relacionadas ao tema do patrimônio artístico em outros espaços da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *