Fundação Clóvis Salgado realiza quarta edição do ano da Série Sinfônica no Museu

Na próxima quinta-feira, 21 de junho, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta a quarta edição da Série Sinfônica no Museu. Desta vez, o maestro convidado será Charles Roussin, e a Orquestra contará também com a participação dos solistas convidados Vitor Dutra (violino) e Carlos Aleixo (viola). O concerto será no Museu Inimá de Paula, às 20h e tem entrada gratuita.

Série Sinfônica no Museu é uma política da Fundação Clóvis Salgado voltada para a democratização do acesso ao público à música erudita e promove encontro de grandes artistas com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais nos palcos do Museu Inimá de Paula.

No programa da noite estão duas obras de Mozart: a “Sinfonia Concertante em Mib maior” para violino e viola, em três atos, com a participarão Vitor Dutra e Carlos Aleixo. Em seguida, será executada a “Sinfonia em Dó maior”, movimento em quatro atos.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

A OSMG, fundada em 1976, é um patrimônio artístico e cultural do Estado. Entre óperas e balés, concertos, poemas sinfônicos e obras sinfônico-corais, seu repertório abrange todos os períodos da história da música escrita para orquestra. Suas atividades também incluem apresentações em teatros e ao ar livre, na capital e no interior.

A OSMG tem, atualmente, como regente titular, o maestro Roberto Tibiriçá, vencedor por dois anos consecutivos do Prêmio Carlos Gomes – ópera e música erudita – na categoria regente sinfônico, pelo seu trabalho à frente da OSMG.

Em 2011, a OSMG iniciou novos projetos, como o Sinfônica Pop, que, em três edições realizadas, recebeu grandes nomes da música popular brasileira, como Zizi Possi e Wagner Tiso, e foi visto por mais de cinco mil pessoas; e deu continuidade a iniciativas de sucesso, como a Série Sinfônica no Museu e a Série Concertos no Parque, que, desde a estreia em 1998, foi assistida por aproximadamente 360 mil pessoas.

Charles Roussin

Mestre e Bacharel em Regência pela UFMG, Charles Roussin foi aluno dos maestros Holger Kolodziej, Isaac Karabtchevsky e Osvaldo Ferreira. Fundou as Orquestras de Câmara de Itaúna e Ouro Branco e tem feito um grande trabalho de formação musical e divulgação da música erudita em todo o Estado de Minas Gerais. É diretor artístico dos Festivais “Semana da Música de Ouro Branco” e “Festival Nacional de Música de Divinópolis”.

Charles Roussin já dirigiu diversas orquestras e coros no Brasil, como o Coral ARS NOVA, Corode Câmara e Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, Orquestra de Câmara SESIMINAS, Orquestra Sinfônica da Paraíba e Camerata Antiqua de Curitiba, além de diversas orquestras de festivais e cursos, dividindo o palco com solistas como Sérgio Monteiro, Alex Klein, Charles Schulueter, Alexander Znachonak e Theodora Geraetz. Foi por dois anos regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais, e por quatro anos regente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (dois dos quais como regente titular), cumprindo uma extensa e diversa programação de Concertos Didáticos, Concertos no Parque, circuitos pelo interior de Minas Gerais e Concertos Sinfônicos, além de espetáculos cênicos. Em 2011 ingressou como professor efetivo na UFMG, ocupando as cadeiras de Regência Orquestral e Opera Studio.

Vitor Dutra

Bacharel pela Escola de Música da UFMG, já atuou como solista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da UFMG, Orquestra de Câmara Sesiminas/Musicoop, Orquestra de Câmara Uni-BH, Orquestra de Câmara do Centro Cultural Pró-Música, Orquestra Ouro Preto e Orquestra de Câmara de Ouro Branco. Em 2011, realizou concertos com a Orchestra of The University Incarnate Word inSan Antonio, nos Estados Unidos. Atualmente é Spalla da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, membro da Orquestra de Câmera Musicoop e professor do CEFAR.

Carlos Aleixo

Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professor de Viola dessa universidade,Carlos Aleixo concluiu o mestrado em 1995, com o título “Master of Music in Viola Performance na Shenandoah University”, e o doutorado em Artes Musicais Performance/Viola (USA) em 2006. Como solista já esteve a frente da Orquestra da Escola de Música da UFMG, Fairfax Simphony Orchestra (USA), Orquestra de Câmara SesiMinas /Musicoop, Orquestra de Câmara de Ouro Preto, Orquestra de Câmara BDMG e Orquestra Sinfônica Nacional do Teatro Claudio Santoro/Brasilia.

Programa

W. A. Mozart – Sinfonia Concertante em Mib maior, para violino e viola, K. 364 30’

I – Allegro maestoso
II – Andante
III – Presto

W. A. Mozart – Sinfonia em Dó maior, K. 551, “Júpiter” 29’

I – Allegro vivace
II – Andante contabile
III – Menuetto: Allegretto – Trio
IV – Molto allegro

SERVIÇO
Série Sinfônica no Museu
Data: 21.06 – quinta-feira | Horário: 20h
Local: Museu Inimá de Paula
Endereço: Rua da Bahia, 1201 – Centro – BH – MG
Duração: 60 minutos
Informações para o público: 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *