Museu Imperial prorroga realização do Projeto Petrópolis até o final de agosto

Em razão da grande demanda de agendamentos para o Projeto Petrópolis, o Setor de Educação do Museu Imperial/Ibram estenderá sua realização, que seria até 15 de junho, para até 31 de agosto. Este ano, a temática é a estrada de ferro na cidade e as viagens de trem.

Dentro desse tema, ganha destaque a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, que ligava Petrópolis a Magé, como parte do trajeto até o Rio de Janeiro. Por isso, o Museu Imperial também ampliará o projeto geograficamente: inicialmente voltado somente para grupos escolares de Petrópolis, ele também passa a ser aberto a alunos de Magé.

O objetivo do trabalho é despertar o interesse das crianças pela ferrovia que ligou o Rio de Janeiro a Petrópolis durante 81 anos, promovendo o reconhecimento da importância histórica desta estrada para o município e contribuindo para a sua valorização e para o incentivo ao projeto de sua reativação, sob uma perspectiva crítica e reflexiva.

O projeto é desenvolvido em três etapas. Na primeira, os alunos e professores podem conhecer a história da estrada de ferro através de uma apresentação de mídia contendo fotografias do acervo do Arquivo Histórico do Museu Imperial sobre o assunto. Em um segundo momento, todos passam a explorar os detalhes de funcionamento de uma das locomotivas a vapor que trafegaram na serra de Petrópolis e que está exposta no Museu. Na última fase, os alunos participam de um jogo de perguntas e respostas sobre as questões abordadas durante a atividade.

Cada aluno recebe ainda, gratuitamente, o terceiro número do Almanaque de Petrópolis, publicação elaborada especialmente para este projeto e que, além da história da estrada de ferro e de suas viagens, traz o contexto das ferrovias e o projeto de reativação que ligaria novamente o Rio de Janeiro a Petrópolis, incentivando seus leitores a fazerem descobertas e a refletirem sobre as questões que envolvem o trem como transporte.

A participação no Projeto Petrópolis é gratuita e destinada a alunos do quarto ao sétimo anos do ensino fundamental, com o máximo de 30 por turma. Além de escolas, podem participar outras instituições, como organizações não governamentais, secretarias de educação e colônias de férias. As instituições interessadas podem realizar o agendamento pelo telefone (24) 2245-7735 de segunda a sexta, das 11h às 17h.

SERVIÇO
Projeto Petrópolis
Público-alvo: alunos do 4° ao 7° ano do ensino fundamental
Horário: de terça a sexta-feira, a partir das 11h
Período de realização: até 31 de agosto de 2012
Informações e agendamentos: telefone (24) 2245-7735, de segunda a sexta, das 11h às 17h

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *