SESI-SP Homenageia Nelson Rodrigues com programação especial na Capital e Interior do Estado

No ano do centenário de nascimento de Nelson Rodrigues (1912-1980), o SESI-SP apresenta o projeto Nelson Rodrigues 100 Anos, que acontece até dezembro e tem entrada franca. Os destaques do evento, com curadoria de Ruy Castro, biógrafo do dramaturgo, e coordenação artística de Marco Antônio Braz, diretor teatral especialista na obra de Nelson Rodrigues, são a abrangência da programação – que inclui espetáculos itinerantes, leituras dramáticas e ações pedagógicas com os mais de 400 alunos de iniciação teatral dos Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP.

Na Grande São Paulo e no interior do estado, o projeto levará ao palco as montagens Valsa nº 6 e O Beijo no Asfalto, dirigidas por Marco Antônio Braz, e Os Sete Gatinhos – com direção de Nelson Baskerville. As três peças são encenadas pelo grupo Círculo dos Canastrões, também conhecido como Círculo dos Comediantes – primeira companhia brasileira com repertório dedicado exclusivamente aos textos de Nelson Rodrigues, fundada por Braz em 1994.

A agenda itinerante também tem como destaque as leituras dramáticas das peças Vestido de Noiva, Anjo Negro, Toda Nudez Será Castigada e Viúva, Porém Honesta, realizadas pelos alunos dos Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP – com direção dos Orientadores de Artes Cênicas. As leituras abordarão as rubricas rodriguianas como elemento de fundamental importância para a compreensão da obra do autor e a formação artística dos estudantes dos Núcleos de Artes Cênicas. Além dos teatros do SESI-SP, as leituras também serão realizadas em mais 32 unidades do estado.

Outra ação que reforça o ineditismo das comemorações do centenário promovidas pelo SESI-SP é uma edição especial rodriguiana do Cena Livre – projeto que oferece aos alunos de múltiplas linguagens dos Núcleos de Artes Cênicas a oportunidade de mostrar o resultado dos estudos realizados durante o ano. Os educandos participarão de oficinas sobre os textos de Nelson – que resultarão em montagens teatrais previstas para novembro.

Com o projeto Nelson Rodrigues 100 Anos, o SESI-SP reafirma o seu compromisso com a democratização do acesso à cultura. Há mais de 40 anos, a instituição oferece ao público apresentações gratuitas. Na capital e em todo o Estado de São Paulo, os Centros Culturais, os Centros de Atividades e os 22 teatros da entidade promovem exposições, shows, peças teatrais, filmes e eventos literários. Atuando efetivamente na formação de público para as diferentes linguagens artísticas, o SESI-SP atende cerca de 2 milhões de espectadores anualmente.

Sobre Ruy Castro

Ruy Castro é escritor e jornalista. Começou como repórter em 1967 e trabalhou nos principais veículos da imprensa carioca e paulistana. Atualmente, é colunista da Folha de S.Paulo. Como escritor, desde 1990, notabilizou-se pelas biografias de figuras importantes da cultura brasileira, como Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues – sobre quem escreveu o livro O Anjo Pornográfico, lançado em 1992 e hoje na 26ª impressão.

Sobre Marco Antônio Braz

Marco Antônio Braz começou a trajetória como ator e diretor de teatro na década de 1980. Em 1994, fundou a companhia teatral Círculo dos Comediantes (hoje Círculo dos Canastrões), com a qual já montou peças célebres de Nelson Rodrigues, entre elas O Beijo no Asfalto, em 2002. Foi vencedor do Prêmio APCA 2002 (Melhor Diretor) por O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, e do Prêmio SHELL 2008 (Melhor Diretor) com a peça a Alma Boa de Setsuan, de Bertold Brecht.

Confira a programação do SESI Vila das Mercês

Leitura dramática

Dia 20/06, às 20h
Anjo Negro (classificação indicativa: 12 anos)

Espetáculo

Dia 14/9, às 20h
Os Sete Gatinhos (classificação indicativa: 18 anos)

SERVIÇO
 Projeto Nelson Rodrigues 100 Anos
Local: Teatro do SESI Vila das Mercês – Rua Júlio Felipe Guedes, 138, Vila das Mercês
Capacidade: 190 lugares, sendo 3 para cadeirantes
Entrada: franca (os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação)
Informações: (11) 2947-8172 / 4677 / 4724

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *