Inscrições abertas para a 4ª Semana de Fotografia

Julho, mês de férias, pode ser um bom momento para reciclar os conhecimentos sobre fotografia. A 4ª Semana de Fotografia, que o Fotoclube ABCclick organiza com o apoio da Prefeitura de São Caetano do Sul, vai trazer neste ano alguns dos profissionais mais renomados da área fotográfica. Todas as palestras serão gratuitas e abertas ao público em geral.

“Vamos oferecer uma variedade de temas relacionados à fotografia, principalmente para inspirar os jovens que desejam começar nessa carreira”, informa Ailton Tenório, sócio fundador do Fotoclube ABCclick.

A Semana de Fotografia começa na noite de 16 de julho com o fotojornalista Juan Esteves, que já atuou até como Editor de Fotografia entre 1985 e 1994 no jornal Folha de São Paulo, e atualmente é articulista da revista Fotografe Melhor, colaborador com textos e fotos para Editora Cosac & Naify e outras editoras no Brasil e no exterior, como Rizzoli, Editions Autrement, Editorial Critica e Penguin. Também foi professor convidado no curso de pós graduação em Cinema, Fotografia e Multimeios, da Universidade Anhembi-Morumbi, ministrou cursos no Centro de Comunicação e Artes do SENAC e atualmente é Coordenador e professor do curso semestral de fotografia da Escola São Paulo e membro do Conselho Curador do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco.

Juan fará a palestra Fotojornalimo de ontem, hoje e amanhã!, onde afirma que muita coisa mudou no fotojornalismo desde que as imagens de Roger Fenton, Mathew Brady considerados os primeiros fotojornalistas na cobertura das guerras como a da Criméia (1853-1856) na Europa e a Guerra da Secessão na América (1861-1865) até os dias de hoje com a cobertura via creative commons, feita na Guerra do Afeganistão, por fotojornalistas como Balasz Gardi , Teru Kuwayama ou Rita Leistner inseridos no projeto Basetrack, passando pelas ações das agências Magnum e Seven Photo, de fotógrafos como David Alan Harvey, Bruce Gilden, Anton Kratochvil, James Nachtwey ou Alexandra Boulat. Das primeiras chapas de colódio aos gadgets eletrônicos a linguagem se transformou, bem como a ação e comprometimento dos fotógrafos. Como conciliam as novas mídias com a transição futura da imagem still para as multiplataformas.

A terça feira, dia 17 de julho, será a vez do fotógrafo e advogado José Roberto Comodo. Ele vai falar sobre Direito do Autor, um assunto ao qual muitos fotógrafos estão preocupados, principalmente nesses tempos de internet. Comodo mostrará alguns casos práticos nos quais ele atuou como advogado e que envolvem os direitos do fotógrafo. Além disso, serão mostrados de forma fácil e didática os principais pontos sobre os quais os fotógrafos devem ter mais atenção para não terem seus direitos infringidos e para não lesar pessoas que participem de suas equipes.

Dia 18 de julho, quarta-feira, será a vez dos fotógrafos que querem saber mais sobre foto de Moda e Book. Danilo Russo é o convidado do ABCclick para falar sobre sobre direção de modelo em moda e retrato.

Na noite seguinte, quinta-feira, dia 19, será a vez do aprimorar os conhecimentos necessários para saber como trabalhar com tantas e tantas imagens digitais. Com a palestra intitulada Fluxo de trabalho na fotografia digital, Guilherme Freitag irá falar sobre como obter um fluxo de trabalho simples, mas completo, tanto para amadores e iniciantes que estão descobrindo a fotografia, como para profissionais. Afinal, garantir a organização do ciclo de vida de uma imagem fotográfica, seja ela um álbum de família, um encontro de amigos ou um hobby, é fundamental para que dela seja extraído o máximo, sem perder tempo nem a diversão de fazer fotografias.

Guilherme Ko Freitag é fotógrafo e trabalhou com informática por mais de 15 anos. Atualmente cursa pós graduação em Fotografia (FAAP) e faz parte do grupo Baita Profissional, tendo participado de diversas exposições, entre elas a coletiva Shanghai no Festival Foto em Pauta 2012, em Tiradentes (MG). Colabora com a revista Digital Photographer Brazil produzindo artigos e entrevistas relacionados à fotografia.

Sexta-feira, na última noite das palestras teremos uma mesa redonda para discutirmos os rumos da Fotografia e Arte. Alguns profissionais estarão lá para conversar com os presentes e abriremos espaço para apresentação do Portfolio digital, que poderá ser comentado pelos presentes.

O sábado é dia de oficinas fotográficas, com diversas atividades, como pinhole, moda e fotojornalismo. As inscrições serão todas pela internet, no site do Fotoclube ABCclick,a partir de 11 de junho (www.abcclick.com.br).

SERVIÇO
4ª Semana da Fotografia
Data: de 16 a 20 de julho de 2012 (Palestras)

16/07 – segunda-feira – 19 horas
Foto-jornalismo, com o fotojornalista Juan Esteves irá fazer a palestra.

17/07 – terça-feira – 19 horas
Fotografia e Direito do Fotografo, com José Roberto Comodo

18/07 – quarta-feira – 19 horas
Foto de Moda e Book, com Danillo Russo -Tema: palestra sobre direção de modelo em moda e retrato

19/07 – quinta-feira – 19 horas
Fotografia Digital, com Guilherme Ko Freitag.

20/07 – sexta-feira – 19 horas
Foto Arte, mesa redonda com alguns profissionais e professores da área.
Haverá a apresentação de Portfólios de fotógrafos da plateia, previamente inscritos.

Oficinas – Estação Jovem – Inscrições em breve – grupos pequenos – poderá haver seleção

Oficina: Oficina de Fotografias que Comunicam – Comodo – Sábado – 09h00 às 17h00
Oficina: Fotojornalismo – Sábado – 09h00 às 17h00
Oficina: Foto de Moda – Sábado – 13h00 às 16h00
Oficina: Oficina de montagem e fotografia de Pinhole (câmara de lata – furo de agulha)

Local: Teatro Santos Dumont – Av. Goiás, 1111 – São Caetano do Sul
Data: 21 de julho de 2012 (Oficinas)
Local: Estação Jovem (COMJUV) Rua Serafim Constantino, s/n, Centro – São Caetano do Sul – SP
Piso superior Módulo 2 do Terminal Rodoviário Nicolau Delic
Todos as palestras e oficinas são GRATUÍTOS. As vagas são limitadas.
Realização do Fotoclube ABCclick
Apoio: Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *