Museu Imperial promove programação especial durante a Rio +20

O Museu Imperial/Ibram/MinC preparou uma programação especial para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, que acontece no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho. Ao longo do período em que acontece o evento, serão oferecidas ações educativas, exposição e outras atividades relacionadas à natureza e à conscientização ambiental.

Em torno da floresta

A partir de 11 de junho, será realizada a atividade “Em torno da floresta – exposição, instalação, oficinas”, coordenada pela artista plástica, arquiteta e ambientalista Vera Patury.

De 11 a 15 de junho, acontecerão as oficinas em que crianças e adultos criarão obras de arte coletivas. Haverá teares e sisais à disposição dos participantes, que serão convidados a “tecer a Mata Atlântica”. Inserido no conceito de “work in progress”, o projeto propõe que cada um continue a obra iniciada pelo outro.

No sábado seguinte, 16 de junho, às 16h, será inaugurada uma exposição com os trabalhos realizados ao longo das oficinas. A mostra ficará em cartaz até 29 de julho no Pátio da Locomotiva do Museu Imperial.

A participação é gratuita, mediante agendamento prévio, com limite de 30 vagas por turma. As oficinas para o público geral acontecerão de 11 a 13 de junho, às 11h, e as inscrições podem ser feitas até 10 de junho pelo site www.museuimperial.gov.br.

Já as oficinas para escolas serão de 11 a 13 de junho, às 13h30 e às 15h, e nos dias 14 e 15 em três horários: 11h, 13h30 e 15h. As inscrições para escolas podem ser realizadas pelo telefone (24) 2245-7735.

É a segunda vez que Vera Patury traz o projeto ao Museu Imperial: a primeira, ocorrida em 1999, teve sucesso de público. Na exposição, além dos trabalhos criados nas oficinas, também serão expostos o convite, o livro de assinaturas e fotos do projeto anterior.

Solenidade

No dia 20 de junho, a partir das 14h, o Museu abrigará uma solenidade em prol do meio-ambiente no seu jardim. Abrindo a cerimônia, haverá o plantio de uma pataca e, em seguida, será inaugurada uma placa no jardim com a Oração Ambientalista, criada pelo petropolitano Sidônio Fernandes e chancelada pelo papa João Paulo II. Logo após, às 15h, acontece uma cerimônia interreligiosa.

Atividades educativas

Em 14 de junho, às 14h30, a biblioteca infantil Rocambole promoverá uma contação de história com o livro “As plantas”, de Israel Felzenszwalb e David Palatnik. Nesse livro ilustrado e colorido, os autores levam para os pequenos leitores o universo das plantas de forma descontraída e informativa, tratando de assuntos que cada vez mais cedo entram em seus questionamentos, como natureza, ecologia e meio ambiente.

Além disso, de 18 a 22 de junho, o Setor de Educação do Museu oferecerá a atividade pedagógica “Os jardins do Palácio Imperial”, destinada a estudantes dos terceiro e quarto anos do ensino fundamental. As escolas interessadas em participar com seus alunos podem realizar o agendamento gratuito pelo telefone (24) 2245-7735.

A ação tem como objetivo despertar uma consciência ambiental nas crianças a partir da exploração dos jardins do Museu Imperial, na qual elas conhecem as principais espécies da flora e da fauna e plantam mudas de plantas. Todas recebem ainda um caderno técnico com informações e imagens sobre o jardim, que pode ser trabalhado posteriormente em sala de aula pelos professores.

SERVIÇO
Programação do Museu Imperial durante a conferência Rio +20
Datas: de 11 a 22 de junho de 2012
Informações: www.museuimperial.gov.br / mimp.someluz@museus.gov.br / (24) 2245-4668 / (24) 2245-8962

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço:
Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *