Orquestra Sinfônica Carlos Gomes se apresenta no Memorial da América Latina

A Fundação Memorial da América Latina apresenta um concerto da Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, com entrada franca, no domingo, 10 de junho. Regida pelo maestro Ricardo Rosseto Mielli, a Orquestra Carlos Gomes executa um repertório variado, no qual se destaca composições para o canto coral, como “Ave Maria”, de Charles Gounod. Participam da audição o Coral Mariano de Sant’Anna, o Coral Tabatinguera (criado pela Associação dos Oficiais Militares de São Paulo), o Coral da Associação dos Oficiais da Política Militar e o Coral da Ordem dos Músicos do Brasil

A Orquestra Sinfônica Carlos Gomes foi criada em 2009 pelo próprio maestro Ricardo Rosseto Mielli e seu nome homenageia o principal compositor do Brasil do século 19, Antônio Carlos Gomes (1836 – 1896). Seu repertório é eclético, transitando por diversos períodos da música, desde o Barroco ao Clássico, do Romântico ao Contemporâneo, além de hinos pátrios e óperas.  Albinoni, Bizet, Carlos Gomes, Haydn, Ippolitov-Ivanov, Mozart, Nepomuceno, Offenbach, Purcell, Sir Arthur Sullivan, Strauss, Verdi, Vivaldi, Von Suppé, Wagner, Yves Rudner Schmidt são alguns dos compositores já executados pela Carlos Gomes  nas principais casas de concerto e teatros de São Paulo.

O maestro Ricardo Rosseto Mielli é Bacharel em Composição e Regência (1996) e Bacharel em Piano (2000) pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, onde hoje atua como professor de Teoria e Estruturação. Um dos aspectos de sua carreira é a ligação com o canto coral, seja fundando corais, seja regendo vários grupos. Por exemplo, na solenidade de Beatificação de Frei Antonio de Santana Galvão, organizou e regeu um coral de 1000 voze, em 1998. No dia 11 de maio de 2007 regeu o Coral Frei Galvão (1200 vozes) e a Orquestra Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo na Grande Missa Solene de Canonização de Frei Antonio de Sant’Anna Galvão Celebrada pelo Papa Bento XVI no Campo de Marte.

O maestro Ricardo Rosseto Mielli iniciou suas atividades musicais como organista da Igreja Matriz de Sant’Ana, em 1988, e no ano seguinte assumiu a regência do Coral Mariano de Sant’Ana. Atuou como regente do Coral Sapore D’Italia (1996-1998) do Circulo Sociale Calabres de San Paolo e como pianista do Coral Amici de Casal Buono (1997-1998) da Associação Beneficente Amici de Casal Buono. Em 2002 assumiu o Coral Tabatinguera, da Associação dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar de São Paulo. Desde 2003 esta à frente da Orquestra Sinfônica do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, com a qual vem realizando inúmeros concertos: Teatro São Pedro, Teatro Municipal de São Paulo, Sala São Paulo, Teatro Vitória de Limeira, Assembleia Legislativa de São Paulo, Mosteiro da Luz, Catedral da Sé, Sesc Ipiranga, Teatro Sérgio Cardoso, Secretaria de Cultura de Cajamar etc .

Em 2008 regeu o Grande Coral da Arquidiocese de São Paulo (1000 vozes) e a orquestra Sinfônica do CDMSP, no Estádio do Pacaembu, na Missa Solene em Comemoração dos 100 Anos da Arquidiocese. Em 2009 formou a Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, com a qual já se apresentou no Aniversário da Igreja Metodista da Penha, Aniversário de 82 Anos da Glesp, Theatro São Pedro, Teatro Coliseu de Santos, Centro Cultural de Embu Guaçu, Teatro do Colégio São Bento, Auditório da Unicid, Auditório da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da Policia Militar de São Paulo, Colégio Luiza de Marillac, Mosteiro da Luz, etc. Em 2009 a convite do Professor e Maestro Roberto Bueno, formou o Coral da Ordem dos Músicos do Brasil (Conselho Regional de São Paulo) e em 2010 o Coral da Associação dos Oficias da Policia Militar (AOPM).

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica Carlos Gomes
Regência: maestro Ricardo Rosseto Mielli
Data: 10 de junho, às 18h
Fundação Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – São Paulo
Local: Auditório Simón Bolívar
ENTRADA FRANCA

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *