Sesc Thermas realiza especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, o SESC Thermas apresenta programação especial composta por filmes da Mostra Ecofante de Cinema Ambiental nos dias 1º e 5 e oficina ecológica de serigrafia para ecobags e porta lixo para carros, no dia 5. Todas as atividades são grátis.

A Mostra pretende chamar a atenção, por meio de produções nacionais e internacionais, para temas como cidadania, governança, participação e políticas públicas, assuntos fundamentais para construção de modos de vida mais justos, éticos e solidários. A Ecofalante é uma ONG que tem por objetivo desenvolver projetos na área de Educação para a Sustentabilidade.

O filme “Tamboro” abre a Mostra no dia 1, sexta, às 9h30, na Área de Convivência do SESC Thermas, com a exibição do documentário que aborda as principais questões sociais e ambientais do Brasil. O desmatamento da Floresta Amazônica, a luta pelas terras no campo, a favelização e a criminalidade nos grandes centros urbanos são projetadas, formando um panorama quase muralista de nossa civilização. Do Monte Roraima aos Aparados da Serra, o filme percorre todo o Brasil revelando imagens surpreendentes de nosso país. A exibição é destinada a grupos de escolas e o agendamento deve ser feito na Central de Atendimento do SESC Thermas.

Mais tarde, o anfiteatro 5 da Unesp de Presidente Prudente recebe o filme canadense “Waking the Green Tiger”. Declarando que a natureza deve ser conquistada em nome do progresso, o Presidente Mao introduz uma era de destruição ambiental na China. Agora, ativistas entusiastas lutam para preservar suas maravilhas naturais, educar seus compatriotas e encorajar o debate público. Este documentário vigoroso celebra as almas corajosas à frente da nova revolução chinesa.

“À Margem do Xingu – Vozes Não Consideradas” encerra a programação do dia 1, sexta. A exibição acontece das 15h30 às 17h, no anfiteatro 5 da Unesp. Em viagem pelo rio Xingu é possível encontrar inúmeras pessoas, moradores de toda uma vida, que serão atingidos pela possível construção da hidrelétrica de Belo Monte. Relatos de ribeirinhos, indígenas, agricultores e habitantes da região de Altamira na Amazônia, assim como os de especialistas da área, compõem parte deste complexo  quebra-cabeça.

A programação continua no dia 5, terça, das 9h30 às 12h, no Quiosque do SESC Thermas com a Oficina ecológica de serigrafia – Ecobags e porta lixo para carros. A oficina será ministrada pela designer Flávia Cintra. A serigrafia é um processo de impressão que pode causar danos ao ambiente devido aos resíduos resultantes da preparação da forma. Nesta atividade será apresentada uma forma ecológica de desenvolver a impressão serigráfica utilizando como base produtos de menor impacto ambiental para a impressão em bolsas (ecobags) e porta lixo para carros. Para a oficina as vagas são limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.  Caso haja vagas remanescentes, serão preenchidas com retirada de senhas 15 minutos antes da atividade.

Finalizando a Mostra, o filme brasileiro “Sertão Progresso” fala sobre a transposição de águas do Rio São Francisco e os interesses econômicos e políticos que, desde a época do Império, definem a utilização da terra e da água no sertão nordestino. Documentário gravado em dez estados brasileiros sobre a obra mais ambiciosa do governo Lula, que promete levar água de beber a 12 milhões de habitantes do semiárido. A produção será exibida às 15h, na Área de Convivência do SESC Thermas para grupos de escolas. Agendamento na Central de Atendimento.

SERVIÇO
Tamboro
(Brasil, 2009, 90 minutos)
Dia 1, sexta, às 9h30, na Área de Convivência do SESC Thermas.
Para grupos de escolas. Agendamento na Central de Atendimento.

Waking the Green Tiger
(China, Canadá, 2011, 78 minutos)
Dia 1, sexta, das 14h às 15h30, no Anfiteatro 5 – UNESP Presidente Prudente.

À Margem do Xingu – Vozes Não Consideradas
(Brasil/Espanha, 2011, 79 minutos)
Dia 1, sexta, das 15h30 às 17h, no Anfi teatro 5 – Unesp Presidente Prudente

Sertão Progresso
(Brasil 2010, 72 minutos)
Dia 5, terça, às 15h, na Área de Convivência do SESC Thermas.
Para grupos de escolas. Agendamento na Central de Atendimento.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *