O espetáculo teatral Espatódea estreia na Academia Brasileira de Filosofia

A Academia Brasileira de Filosofia recebe no dia 1 de Junho a temporada do espetáculo teatral Espatódea, que se apresenta até dia 30 de sexta a domingo. O texto escrito e dirigido por Rhommel Bezerra, tem no elenco a bela e talentosa atriz e modelo Karine Barros (Miss Mundo Pernambuco 2012), completa o elenco Rodrigo Dorado, Juliana Ferraz, Clésio Queiroz, Fifo Benicasa, Talita Tilieri, Alann Jhonys, Johnny Ferro, Fernando Roncato, Roberta Amaral, João Guesser, Emanuel Orengo.

Com as previsibilidades de uma opção teatral mais “crua” ou operística, a peça utiliza-se, fartamente, da intertextualidade.

A encenação considera quase todas as implicações dialógicas que ressoam do próprio texto. Nessa montagem, toda a topografia nomeada torna-se um “lugar nenhum”. Um vilarejo no litoral da nossa imaginação. Onde a estação do inverno serve como alegoria deste lugar.

Nesse contexto, todas as cenas acontecem no atemporal, numa narrativa sobre a lenda romântica Espatódea. Recheada de sátiras, ironias e pitadas de humor, combina diálogos regionalistas com um toque de linguagem mais rebuscada. Unindo elementos folclóricos com drama, paixão e tragédia.

A cenografia torna-se um dos personagens que fala tanto ou mais que os atores, tendo o lixo como sua matéria prima. Cria-se o clima de um vilarejo feliz, outrora cheio de frustrações, e que hoje é, apenas, desolação, remetendo a cena a um período da vida no qual tudo se encaminha para o fim. Os figurinos, a luz, os adereços e, notadamente a trilha sonora alargam ainda mais o efeito emocional que a peça proporciona. A presença do erotismo e suas permutas com a morte é outro eixo sobre o qual se estrutura a emoções. Esse dado remete-nos à presença de um “realismo fantasmagórico” plasmado na linguagem de alguns personagens. Não há intenção de um “efeito do real” na construção do texto, mas de enfrentar, sem receio, os terrenos da poesia, do mito e da metáfora.

E como metáfora, ou qualquer outra figura de linguagem que se queira ajuntar à peça, Espatódea é, sem dúvidas, um título misterioso. No entanto, vislumbra-se nele algo que atravessa os tempos: o simbolismo da época medieval e o moralismo dos tempos do coronelismo para aplainar uma sociedade cheia de infortúnios. É possível que os personagens de Espatódea, ao longo da lenda, tenham se valido do cinismo que os fez ignorar suas próprias subjetividades.

SERVIÇO
Espatódea
Data:
De 01 a 30 de Junho
Local: Academia Brasileira de Filosofia
Endereço: Rua Riachuelo, 303, Centro – Rio de Janeiro.
Ingressos: R$30
Lotação: 40 lugares
Sextas e sábados – 20h
Domingos – 19h
Informações: 21 8050-2178

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *