Drei Techniken – exposição no Club Transatlântico reúne trabalhos com técnicas distintas do desenho figurativo

Xilogravuras, pinturas em tela e cerâmicas estão presentes na mostra Drei Techniken (Três técnicas em alemão)que estará em cartaz no Club Transatlântico a partir de 04 de junho. A exposição apresenta os trabalhos das artistas plásticas Angela De Luca, Denise Müller e Eliana Tsuru que utilizam igualmente o desenho moderno como matriz para seus trabalhos, porém com técnicas diferentes entre si.

Os trabalhos exploram a diversidade de temas sem interferir na harmonia e composição das obras. Um dos métodos encontrados nesta exposição é a xilogravura. Recriada geralmente no universo nordestino, a técnica escolhida pela artista Denise Müller inspira seu trabalho saindo do âmbito dos cordéis para recriar diferentes imagens, inclusive encontradas no cenário urbano. “As imagens ficam na minha memória. Preciso apenas de lápis e papel para que o desenho comece aparecer”. afirma a artista.

Estudo de luz, sombra, entintagem e impressão são alguns dos processos de criação que constituem suas obras. Mas é no entalhe, uma das etapas do seu ofício, que Denise entende ser o momento visceral. Nele é que o trabalho se modifica, dando às suas obras liberdade e movimento, além de vida aos traços.

Os contrastes de claro e escuro também estão nas cerâmicas de Eliana Tsuru. O suporte propicia aos desenhos da artista a utilização de cores vibrantes, além do brilho e do opaco. Curiosamente, as escolhas de seus temas são feitas na maioria das vezes após concluir sua obra. “Normalmente surgem ideias à medida que vou esboçando o desenho, imagino quais cores e esmaltes vou aplicar” diz Eliana.

Parte do processo do seu trabalho é a queima em alta temperatura da cerâmica. O efeito em sua maioria difere do que muitas vezes é imaginado, dando um resultado especial a cada obra. Os materiais usados são à base de corante, esmaltes e aplicação de relevos. Já os desenhos são elaborados a partir de entalhes, nos quais depois são aplicados os esmaltes. “Gosto de experimentar e utilizar tintas de efeito para buscar resultados diferenciados.” afirma Eliana.

A tríade composta para Drei Techniken é formada também pela artista Angela de Luca que utiliza em suas telas tinta acrílica. Para a mostra Angela escolheu uma dos temas que tem trabalhado atualmente – a Amazônia. A fauna e flora brasileira caracteriza seu trabalho atribuindo a eles riqueza de detalhes ao tema escolhido. Para a artista, as cores escolhidas e aplicadas às suas telas captam a essência dos animais e seu meio. “As telas transportam o público para dentro da alma do animal” conclui Angela de Luca

SERVIÇO
Drei Techniken – com Denise Müller, Eliana Tsuru, Angela De Luca
Data: 04 a 28 de junho • de segunda a sexta-feira – das 9h às 22h
Vernissage: 5 de junho, terça-feira, às 20h
Local: Club Transatlântico
Endereço: Rua José Guerra, 130 – Granja Julieta
Horário: das 12h às 00h
Todas as obras estarão à venda
www.clubtransatlantico.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *