MIS participa da 4º edição do IN-EDIT BRASIL – Festival Internacional de Documentário Musical

A partir de 1º de junho, sexta-feira, acontece a 4ª edição do IN-EDIT BRASIL, Festival Internacional de Documentário Musical. O MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, integra a programação com sessões gratuitas e atividades especiais, que acontecem até o dia 5.

Em 2012, o IN-EDIT BRASIL homenageia o húngaro Thomaz Farkas, exibindo os trabalhos musicais da Caravana Farkas, projeto que realizou entre 1964 e 1972 com o objetivo de documentar as manifestações da cultura popular brasileira. Além disso, o Festival abre as portas para Fernando Faro, que utiliza a televisão para documentar de maneira magistral a música brasileira.

Os documentários musicais mais interessantes do momento, muitos ainda inéditos no circuito comercial, e alguns títulos históricos, compõem o Panorama Brasileiro no IN-EDIT BRASIL, formado pela Competição Nacional, Mostra Brasil, Curta um Som e Retrospectiva.

Competição

Com destaque para os seis filmes da Competição Nacional, o Festival coloca em evidência o grande momento desse gênero no país, que conquista novos espaços de exibição e ganha público tornando-se cada vez mais popular. Os espectadores poderão eleger o melhor documentário da Competição e o vencedor entrará no Circuito In-Edit de Festivais, com sede em Barcelona.

Neste amplo leque de opções, estão as histórias pessoais de Marcelo Yuka no caminho das setas, dirigido por Daniela Broitman, e Jorge Mautner – O Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D´Alincourt. O renascer artístico aparece em Siba – Nos balés da tormenta, de Caio Jobim e Pablo Francischelli, enquanto os sonhos impossíveis viram realidade em Língua mãe, de Fernando Weller e Leo Falcão. Uma visão etnográfica da música em Tambores, de Sérgio Raposo, nos aproxima de nossas raízes mais primitivas e Vou rifar meu coração, de Ana Rieper, faz uma radiografia de quem faz e ouve música romântica no Brasil.

Todas as seis produções têm sessões no MIS: Marcelo Yuka no Caminho das Setas (dia 1º, às 19h30); Tambores (dia 2, às 15h); Língua mãe (dia 2, às 19h30); Siba – Nos balés da tormenta (dia 3, às 15h); Jorge Mautner – O Filho do Holocausto (dia 3, às 19h30); e Vou rifar meu coração (dia 5, às 19h30).

Debate e música

Diversas sessões serão seguidas de debates e mesas-redondas com os diretores. No dia 3, domingo, às 17h, acontece uma homenagem ao diretor Fernando Faro – com mesa-redonda com o próprio, Marcelo Machado e Oscar Rodrigues Alves. Todas as exibições do dia 2 também contam com apresentação dos respectivos diretores (confira a programação no quadro abaixo).

Já na segunda-feira, dia 4, o filme Um samba para São Mateus (que registra um bloco de carnaval que atravessa as ruas do bairro, na Zona Leste da capital paulista) será sucedido por uma roda de samba com os próprios músicos de São Mateus.

Sobre o In-Edit

O Festival acontece de 1º a 10 de junho em São Paulo, oferecendo mais uma vez os documentários musicais mais relevantes do cenário nacional e internacional. A programação traz um total de 70 títulos, representando 11 países e que serão exibidos em 6 salas da capital paulista: Museu da Imagem e do Som, Cinesesc, Cinemateca Brasileira, Cine Olido, Cine Livraria Cultura e Matilha Cultural. Mais informações no site: http://in-edit-brasil.com/

Confira, abaixo, a programação do IN-EDIT no MIS:

*

SEX. 01

SÁB.02

DOM.03

SEG. 04

TER.05

15h

—–

Competição Nacional

TAMBORES
(71’)

Competição Nacional 

SIBA – NOS BALÉS DA TORMENTA
(85’)

Curta um Som 2
(96’)

Curta um Som 3
(76’)

17h

Curta um Som 1
(75’)

MIKA KAURISMÄKI

apresenta

MORO NO BRASIL
(105’)

HOMENAGEM a FERNANDO FARO 

ENSAIO GERAL 

+ Mesa Redonda Especial

Sessão Especial

OS DOCS MUSICAIS DA CARAVANA FARKAS
(100’)

Mostra Mika Kaurismäki

BRASILEIRINHO
(90’)

19h30

Competição Nacional 

MARCELO YUKA NO CAMINHO DAS SETAS
(95’)

Competição Nacional 

LÍNGUA MÃE
(81’)

Competição Nacional 

JORGE MAUTNER: O FILHO DO HOLOCAUSTO
(93’)

Sessão Especial

UM SAMBA PARA

SÃO MATEUS
(25’)

+ Roda de Samba

Competição Nacional 

VOU RIFAR MEU CORAÇÃO
(78’)



SERVIÇO
Festival In-Edit no MIS
Data: 1º a 5 de junho de 2012
Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Local: Auditório MIS
Capacidade: 173 lugares
Informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8.
Acesso e elevador para cadeirantes.
Ar condicionado.
Grátis

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *