Lúcia Menezes lança seu terceiro CD, Lucinha, no Teatro Rival

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 24 maio, 2012 20:08

Lúcia Menezes lança seu terceiro CD, Lucinha, no Teatro Rival

O terceiro CD da cearense Lúcia Menezes – batizado com seu apelido Lucinha – acaba de ser lançado e seu primeiro show será no Teatro Rival no dia 30 de maio (quarta-feira). Depois segue para São Paulo (Tom Jazz, dia 05/06), Brasília (Espaço Brasil 21 Cultural, dia 14/06) e Fortaleza (dia 15/07).

Este seu novo álbum retrata nossa diversidade musical agregando diferentes estilos em músicas inéditas e outras que são jóias da música brasileira, com produção de José Milton e arranjos de Cristóvão Bastos e João Lyra. E, como diz Sergio Cabral no release do disco, “ela é cearense e faz, com as suas gravações, uma espécie de ponte musical entre o Nordeste e o Sudeste, cantando o que encontra melhor e disponível nas duas regiões”.

Lúcia teve infância regada a choro, sambas e, especialmente, Carmem Miranda. “A Carmen eu estudei, é escola mesmo. Sempre adorei as cantoras do rádio… Lá em casa tocava sempre música antiga mesmo…”. E esta bagagem musical apurada está no repertório deste disco e show.

Foi no interior do Ceará, através da rádio Itapipoca, que Seu Cafita – locutor que só tocava suas canções preferidas – apresentou à cantora os clássicos da música brasileira. E foi também em Itapipoca, onde nasceu, que Lúcia subiu ao palco aos 3 anos, pela primeira, quando participou e ganhou o prêmio “melhor voz infantil da cidade”.

Sua carreira, entretanto, só teve início em 1988, quando se apresentou no Festival de Camocim, maior evento musical do Ceará, com a música Se a Amazônia Falasse de Pedro Magalhães. Na ocasião ganhou o prêmio de “intérprete revelação” e decidiu que, dali em diante, viveria de sua arte e passou a produzir seus próprios shows.

Seus primeiros trabalhos em homenagens a ícones brasileiros foram feitos de forma independente, com distribuição somente no estado. Foi em terras cariocas que a cantora lançou o primeiro trabalho de projeção nacional, o Lúcia Menezes (2005). A produção assinada por José Milton e arranjos de Cristóvão Bastos e João Lyra deu tão certa que no segundo CD, Pintando e Bordando, eles se reuniram de novo – pelo qual Lúcia foi indicada ao Prêmio da Brasileira Música 2009 ao lado de Lia de Itamaracá como “melhor cantora regional”.

Com o álbum novo, suas músicas são a base do repertório deste show. Desenhado nos mesmos moldes do disco, a apresentação terá as quatorze faixas, além de outras de discos anteriores ou já interpretadas por ela. E neste show Lúcia contará com seu filho guitarrista Artur Menezes, que acabou de abrir os shows de Buddy Gay no Brasil. Assim como no CD, Artur fará uma participação especial em Moer a Cana (Chico César) e em Que Loucura (Sérgio Sampaio).

Bola Sete, que abre o disco, e Requebrado, ambas de Angela Brandão (a primeira é inédita e em parceria com Marcelo Lima) estão no roteiro, assim como O Amor é Velho – Menina (Tom Zé). À vontade nos sambas e, sem dúvida, nas músicas nordestinas, como seria esperado de uma cantora cearense, o repertório traz ainda a inédita Sanfoneiro, toque (João Lyra e Joana Lyra) e O Torrado (Luiz Gonzaga / Zé Dantas). Pisei num Despacho (Geraldo Pereira) e Injuriado(Chico Buarque) também fazem parte deste refinado repertório.

Estarão no palco os músicos João Lyra (violão), Camila Dias (piano), Jamil Joanes (baixo), Dirceu Leite (sopros), Firmino (percussão), Zé Leal (percussão) e Adelson Viana (sanfona).

SERVIÇO
Show: Lúcia Menezes – lançamento do CD Lucinha
Local: Teatro Rival Petrobras (Rua Álvaro Alvim, 33/37 – Cinelândia – 2524-1666)
Data: 30 de maio de 2012 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Preço: R$ 40 e R$ 20 (estudantes, idosos, professores da rede municipal e lista amiga)
Vendas: através do site www.rivalpetrobras.com.br/ ou na bilheteria de segunda a sexta, de 12h às 20h e sábado, de 15h30 às 20h
Classificação:  16anos
Duração: 1h30
Capacidade: 472 lugares
Estacionamento: dois acessos ao Estacionamento Cinelândia na Praça Mahatma Gandhi: pela Av. Rio Branco e outro pela Rua Senador Dantas
Acesso para portadores de necessidades especiais

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 24 maio, 2012 20:08


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel