“Besouro Cordão de Ouro” estreia dia em Maio no Teatro Glauce Rocha

Primeiro texto para teatro de Paulo César Pinheiro, “Besouro Cordão de Ouro” estreia no dia 31 de maio, quinta-feira, às 19h, no Teatro Glauce Rocha, no Rio.

Com direção de João das Neves e direção musical de Luciana Rabello, o espetáculo se baseia na história do maior capoeirista da Bahia para recriar o clima e a cultura dos rituais afro-brasileiros. No elenco estão Alan Rocha, Anna Paula Black, Cridemar Aquino, Gilberto Santos da Silva (Laborio), Ilea Ferraz, Letícia Soares, Marcelo Capobiango, Maurício Tizumba, Raphael Sil, Sérgio Pererê, Valéria Monã, Victor Alvim (Lobisomem), William de Paula e Wilson Rabelo. “Besouro Cordão de Ouro” fica em cartaz até 29 de julho, sempre de quinta a sábado, às 19h; e domingo, às 18h.

A programação faz parte do Projeto Linguagens Brasileiras – Cultura Negra Em Cena, selecionado por meio de edital para ocupar o Teatro Glauce Rocha, da Funarte, de abril e a julho de 2012.

Sinopse

“Besouro Cordão de Ouro” faz homenagem a Manuel Henrique Pereira, o Besouro Cordão-de-Ouro ou Besouro-Mangangá, maior capoeirista de todos os tempos da Bahia. Nascido em Santo Amaro da Purificação, Besouro deixou seu nome gravado nas rodas de capoeira por esse Brasil inteiro.Metido em política, impunha respeito e temor aos poderosos daquele princípio de século XX na velha Bahia. Sua vida virou lenda.

O cenário do espetáculo, assinado por Ney Madeira, se transforma numa grande roda de capoeira com atabaques, berimbaus, pandeiros e caxixis numa transposição do jogo da capoeira, onde caixotes de madeira perfurados lembram um mercado, balaios espalhados pelo chão funcionam como poltronas e painéis com versos das letras das músicas do espetáculo, inspirados no poeta Gentileza, transfiguram com teatralidade o ambiente dos personagens, fazendo com que a plateia participe das cenas.

SERVIÇO
‘Besouro Cordão de Ouro’
Data: De 31 de maio a 29 de julho – de 5ª a sab, às 19h; e domingo, às 18h
Teatro Glauce Rocha
Endereço: Av. Rio Branco, 179 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2220 0259
Classificação: livre

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia entrada)
Bilheteria: de 4 ª a domingo, das 14h até o início do espetáculo

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *