Sesc São José dos Campos apresenta a peça “De Verdade” com João Paulo Lorenzon

Sábado, dia 26, às 20h, o SESC São José dos Campos apresenta a peça “De Verdade” com o ator João Paulo Lorenzon que assina a adaptação e a atuação do solo teatral.

Baseada na obra do escritor húngaro Sándor Marai. É a primeira adaptação de Marai no Brasil.

Neste terceiro solo João conclui o que chama de Trilogia da Solidão.

De verdade é um espetáculo que busca tocar na solidão como resultado das tragédias humanas, como conseqüência da falta de coragem para uma real entrega. Nos dois trabalhos anteriores que compõem a trilogia, a solidão mostrava outras caras: em Memória do Mundo, inspirado no universo de Jorge Luis Borges, com direção de Élcio Nogueira Seixas, em 2008, a encenação trazia o prazer da solidão, o estar só como estado criativo e como espaço para a memória e divagação; em O Funâmbulo, de Jean Genet, com direção de Joaquim Goulart, em 2009, o solo falava da solidão como ponto de partida para a superação, da solidão como aliada do artista.

Em Memória do Mundo o personagem está solitário entre os espelhos em um mundo imaginário, em Funâmbulo, ele está só e livre sobre o fio de aço e, no novo De Verdade, o personagem está absolutamente só. A trilogia fala de três personagens diferentes, mas todos são homens se relacionando com um aspecto diferente da solidão. Três homens, três momentos, três lugares, três autores, três diretores, a solidão e seu triângulo e um só ator. Uma trilogia teatral.

Sobre João Paulo Lorenzon

Foi integrante do Núcleo Experimental de Teatro do Sesi, coordenado por Isabel Setti, de 2004 a 2007. Formado pelo Teatro Célia Helena em 2001. Professor do curso de teatro do Colégio Cidade de São Paulo. Formou-se em Direito na PUC-SP, em 2003.

Como ator, esteve nos seguintes espetáculos: Memória do mundo, direção Élcio Nogueira; O funâmbulo, direção Joaquim Goulart; Quem nunca, direção de Renata Melo, em 2006 e 2007; O quarto e O que eu entendi do que o Tom Zé disse, criação de Isabel Setti, em 2005; Balada para uma ovelha negra, texto e direção de Rony Guilherme, em 2003; Só mais um Instante, de Marta Góes, direção de Elias Andreato, em 2002 e Rei Lear, de William Shakespeare, com Raul Cortez, direção de Ron Daniels, em 2000 e 2001. Em cinema e vídeo o ator participou de Anotando a China, documentário sobre o poeta e psicanalista Fabio Hermann, direção de Laura Taffarel em 2007; Vida de solteiro, seriado para a MTV em 2005; Expresso para Anhanguaba, longa-metragem, com direção: de Tony de Sousa, em 2004; Mário de Andrade, documentário da série Mestres da Literatura, realizado pela TV Cultura, em 2002.

Sobre o diretor Antônio Januzelli

Pesquisador das Práticas do Ator, fez Mestrado e tem Doutorado em Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, respectivamente em 1984 e 1992. Professor da área prática de teatro no Curso de Graduação e Pós Graduação do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP (desde 1977) e de Interpretação e Improvisação na Escola de Arte Dramática da ECA/USP (l977 a 2002), ele ministra cursos de teatro no Brasil e Exterior. É Autor dos livros A aprendizagem do ator e Práticas do ator .

Trabalhos de Antônio Januzelli

Coordenação do espetáculo Onishi não sabe dançar, montagem em homenagem a Kazuo Ohno. Apresentado no Studio Kazuo Ohno, Tókio/Japão. Fevereiro de 2009

Direção do espetáculo O porco, texto do dramaturgo catalão Quim Monzó. Indicação ao Prêmio Shell de melhor ator para Henrique Schafer. Eleito também Melhor Ator no Festival Internacional de Teatro de Santa Cruz de La Sierra/Bolívia, 2007.

Direção do espetáculo Se eu fosse eu, dramaturgia a partir de texto de Clarice Lispector.

SERVIÇO
De Verdade
Com João Paulo Lorenzon
Data: 26 de maio, sábado, às 20h
Sesc São José dos Campos
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas
Local: Auditório do SESC
Classificação etária: 16 anos
Preço: R$ 2,00 a 8,00

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *