Alcinda Saphira representa arte e cultura brasileiras em evento na Macy’s Nova York

A artista plástica paraense radicada nos Estados Unidos, Alcinda Saphira, participará de exposição de arte que compõe a série de eventos a ser realizada em razão da mais recente campanha publicitária da Macy’s, Brasil: Uma Jornada Mágica”, entre os dias 16/5 e 15/7, na Macy’s Herald Square, à 151 West 34th St., 10001, em Nova York.

Alcinda Saphira representará o Brasil com quatro de seus trabalhos e que fazem parte do projeto Elemento de Estilo: energia da floresta – abstratando a Amazônia. “A série Elemento de Estilo que estou apresentando na Macy’s é uma resposta artística universal às minhas raízes amazônicas. Busco através destes trabalhos lembranças que foram resgatadas nas zonas mais profundas da minha memória. Com o passar dos anos a Amazônia, as simbologias indígenas, as formas orgânicas, as texturas e as cores se consolidaram de forma abstrata, algumas vezes detalhadas com luz e transparências e outras vezes minimalistas, criando assim os elementos de estilo e de intensa energia”, conta a artista e conclui: “Esta série reflete as influências que foram transformadas pelo ambiente que hoje vivo na cidade de Nova York. A importância maior de ter sido convidada para participar desta coletiva da exposição ‘Brasil: Uma Jornada Mágica’ é poder mostrar um pouco do Brasil, da nossa cultura na maior vitrine do mundo que é Nova York”, disse animada.

Exposição – A mostra sob direção da galeria Ward-Nasse de Nova York é organizada pela artista e curadora, Leda Maria do Prado, e vai apresentar um Brasil multifacetado numa atmosfera contemporânea, por meio da escultura, pintura e fotografia. Serão 28 artistas brasileiros expostos  em cinco lojas da Macy’s espalhadas pelos EUA.

As obras vão mostrar a beleza do país através da natureza, dos lugares, do povo e sua cultura “a partir da história da Bahia e energia de São Paulo, até as paisagens exuberantes da Amazônia e do Carnaval do Rio de Janeiro”, como mencionado pela assessoria da Macy’s. Segundo a vice presidente de marketing da rede, Karen Smith-Harvey, “Brasil: Uma Jornada Mágica”, é uma experiência única de arte e cultura dentro das lojas  e um privilégio para o público alvo: “‘Brasil: Uma Jornada Mágica’ é uma experiência única de arte e cultura dentro das lojas. A parceria com a Galeria Ward-Nasse para trazer
 28 artistas brasileiros aclamados pela crítica é um privilégio. Não se pode viajar ao Brasil sem experimentar a beleza hipnotizante deste país através de sua arte e nos sentimos honrados ao acolher esta galeria de arte em cinco lojas da Macy’s em todo o país”.

A participação de Alcinda Saphira  e seus compatriotas nesse evento é um reconhecimento ao talento e profissionalismo desses artistas, mas também de um Brasil que vem consolidando-se e tornando-se alvo da atenção de milhares em todo o mundo não só pelo crescimento econômico, mas também em razão de sua diversidade cultural e belezas naturais.

Alcinda Saphira – Natural de Belém, no estado do Pará, é artista plástica e curadora.  Com formação em artes plásticas pela Universidade Federal da Bahia, atualmente radicada nos Estados Unidos, tem se dedicado ao ofício em Hastings, Nova York, onde possui ateliê próprio.

Especialista, Saphira tem vasto conhecimento teórico e técnico e ampla experiência conceitual artística. O divisor de águas para a carreira de Alcinda foi a premiação numa competição internacional, ganhando o primeiro lugar por meio de seleção rígida de críticos de arte renomados no Museu Guggenheim, em NY. Foi premiada também no concurso promovido pelo Yonkers Downtown Water Front BID, em parceria com Rising Development Yonkers e com o apoio da Blue Art door Artist Association, para pintar um painel que ocupa um dos pontos na Maine Street in Yonkers – NY.  Alcinda promove oficinas de arte no Central Park, Pier 17 em (NY) e Hastings.

Trabalha como curadora independente em diferentes galerias, em Chelsea (NY), em exposições na Organização das Nações Unidas e também no Brasil, onde atualmente desenvolve o projeto MIGRATION ART EXPO 2012.  A exposição cumpre itinerário pelas principais cidades brasileiras até o fim do ano, com encerramento em Nova York, na sede da ONU e está sendo organizada e produzida por Alcinda, René  Nascimento, Antônio Oliveira e Gustavo Braga.

Esse projeto tem por objetivo formar parcerias com galerias e instituições no Brasil, EUA e Europa. Este projeto tem um comprometimento humanizado artístico e cultural promovendo intercâmbio entre artistas brasileiros e estrangeiros, dividindo espaços e oportunidades.  Saphira também é curadora e coordenadora de projetos culturais do Brazilian Endowment for the Arts, um instituto cultural em Nova York. Além disso, Alcinda também já trabalhou com comunicação, como produtora de Rádio e TV na Educativa (IRDEB) em Salvador (BA) e foi coordenadora de programação na TV Cultura de Belém (PA).

Brasil: Uma Jornada Mágica – Campanha publicitária criada e promovida pela rede de lojas de departamento norte-americana Macy’s e que homenageará o Brasil, será realizada ao longo do período de primavera nos EUA – quatro meses. A rede realizará vários eventos com o tema Brasil, entre eles a exposição envolvendo os trabalhos de 28 artistas. Serão oferecidos aos clientes em todo o país produtos brasileiros e também inspirados no país, chamando a atenção para empresas de mesma nacionalidade que terão produtos expostos, variando entre moda, decoração, beleza, artesanato etc.

Macy’s – Rede varejista dos Estados Unidos a Macy’s possui lojas em mais de 800 localidades em 45 estados americanos. As lojas Macy’s e macys.com oferecem marcas distintas de moda masculina, feminina e para a casa. É também conhecida por eventos épicos como o Macy’s 4th of July Fireworks e a Macy’s
 Thanksgiving Day Parade ®, bem como desfiles espetaculares, eventos culinários,
 exposições de flores, entre outros.

Ward-Nasse Gallery – Localizada no bairro do Soho em Nova York, a galeria Ward-Nasse é uma organização sem fins lucrativos especialmente criada para todos artistas em Nova York. Fundada por Harry Nasse, a galeria exibe trabalhos dos mais tradicionais aos experimentais.  Milhares de artistas lançaram suas carreiras na Ward-Nasse Gallery.

SERVIÇO
Exposição “Brasil: Uma Jornada Mágica” com participação da artista paraense Alcinda Saphira
Data: De 16 de maio a 15 de julho – Horário comercial
Endereço: Nova York – Macy’s Herald Square, à 151 West 34th St, 9o andar.
Informações: (914) 216-9803 ou  478-3752
E-mail: alcindaS@aol.com.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *