IMS lança Crisálidas, com fotos inéditas de Madale na Schwartz

No dia 21 de maio, às 19h30, o Instituto Moreira Salles lança, no auditório da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, o livro Crisálidas, com 100 fotografias de Madalena Schwartz (1921-1993). Na ocasião, o jornalista Cadão Volpato, o escritor argentino Edgardo Cozarinsky – autor de um dos textos do livro – e Jorge Schwartz, filho de Madalena e organizador da publicação, participarão de um bate-papo aberto ao público sobre a vida e a obra da fotógrafa húngara. Paralelamente, o Instituto Moreira Salles expõe parte das fotografias publicadas no livro na loja Instituto Moreira Salles por Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, e também no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca.

Crisálidas traz a público fotografias de artistas, travestis, transformistas e personagens do teatro underground paulistano. São imagens feitas por Madalena Schwartz durante a década de 1970, período ao mesmo tempo repressivo – em decorrência do regime militar – e transgressor – graças à efervescência de temas ligados à liberdade sexual que começavam a ter relevância e visibilidade.

Interessada pela androginia e pelo transformismo, temas que serviam de matéria-prima tanto para shows triviais de travestis como para uma leva de artistas inovadores, como os Secos & Molhados e os Dzi Croquettes, Madalena passou a frequentar bares e boates homossexuais paulistanos, ficou próxima a vários artistas desses grupos, bem como a figuras ligadas a eles, e os fotografou. A fotógrafa ficou fascinada pela excentricidade revelada tanto nas expressões faciais como na forma de se vestir. Na maioria das vezes, as fotografias eram feitas num estúdio improvisado em seu apartamento no edifício Copan, onde estabelecia com os retratados uma relação de proximidade, o que explica parte da força dessas fotos.

Nascida em Budapeste, em 1921, Madalena emigrou duas vezes: em 1934, órfã de mãe, foi viver com o pai na Argentina; em 1960, casada e mãe de dois filhos, mudou-se para o centro de São Paulo. Viveu na cidade até sua morte, em 1993. Não reconhecia no ato de fotografar a realização de uma arte, e sim uma etapa da luta por reconhecimento que todo imigrante deve vivenciar ao chegar em um país novo. Crisálidas é uma série fotográfica bastante emblemática do seu exercício da fotografia, pois retrata seres que, de certa forma, também deixaram vidas anteriores, seguindo por caminhos ousados, orientados pelo signo da diferença. Essa singularidade expressa nas figuras era justamente o que despertava em Madalena a curiosidade e o interesse pelo registro fotográfico.

Crisálidas
Fotos de Madalena Schwartz
Organização de Jorge Schwartz
136 pp.
R$ 80
22,5 x 30 cm
ISBN: 978-85-86707-80-3

Mais sobre Madalena Schwartz

A obra da fotógrafa húngara no acervo do IMS, com mais de 16 mil imagens, é composta por retratos de paulistanos das décadas de 1970 e 1980, além de rostos anônimos registrados em viagens pelo Norte e Nordeste do país. Já instalada no Brasil, Madalena começa a estudar fotografia no Foto Cine Clube Bandeirantes, em 1966. No ano seguinte, ganha menção honrosa no 1° Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Carlos, São Paulo.

Na década de 1970, publica fotografias nas revistas ÍrisPlanetaClaudia e Status, entre outras. Faz sua primeira exposição individual no Masp (Museu de Arte de São Paulo), em 1974. Entre 1979 e 1991, trabalha para a Rede Globo de Televisão e colabora com a Editora Abril. Em 1983, recebe o prêmio de melhor fotógrafa da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. Algumas de suas fotos mais conhecidas são retratos de artistas plásticos, músicos e intelectuais brasileiros, como os de Sérgio Buarque de Hollanda e seu filho Chico Buarque, Clarice Lispector, Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade.

SERVIÇO
Lançamento do livro Crisálidas
Conversa com Cadão Volpato, Edgardo Cozarinsky e Jorge Schwartz
Data: Dia 21 de maio, às 19h30
Local: Teatro Eva Herz (Livraria Cultura) – Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073

Exposições Crisálidas:

Loja Instituto Moreira Salles por Livraria Cultura
Data:
De 11 de maio a 17 de junho
Endereço: Av. Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Segunda a Sábado, das 9h às 22h.
Domingos e feriados, das 12h às 20h.

Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
Data:
De 11 de maio a 16 de julho
Local: Shopping Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569, 3º piso – Consolação
Todos os dias, das 13h30 às 23h

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *