17ª Festa do Imigrante

Nos dias 27 de maio e 03 de junho, São Paulo vai celebrar a cultura e as tradições das diferentes comunidades imigrantes que representam a mistura de influências e a diversidade do estado. A 17ª Festa do Imigrante – realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Museu da Imigração do Estado de São Paulo –, acontece das 10h às 16h, no complexo que abrigava a antiga Hospedaria de Imigrantes, no bairro da Mooca.

Ao longo dos anos, o evento vem conseguindo unir o tradicionalismo da iniciativa com a crescente participação do público e das comunidades. Em 2012, a Festa do Imigrante terá a participação de 36 nações, distribuídas em 55 expositores e 34 apresentações artísticas. A principal novidade está na expansão dos países representados para além daqueles relacionados à grande imigração europeia e asiática, abrindo espaço para movimentos migratórios mais recentes, principalmente da América Latina e da África. A expectativa é que 10 mil visitantes passem pelo local nos dois dias de evento.

Mais do que as já tradicionais barracas de alimentos e artesanato, a edição deste ano aposta em uma programação diversificada e interativa. Um dos destaques é o “culinária show”, em que renomados chefs da cidade de São Paulo apresentarão receitas da cozinha internacional influenciadas pela cultura brasileira. Allan Vila Espejo – o chef Allan –, especialista em culinária espanhola, Bruno Stippe, que utiliza como base a cozinha italiana, e Brenno Lerner, autor de diversos livros sobre culinária judaica, já confirmaram presença no evento.

Outra atração é o espaço Cine Imigrante, com curadoria da Cinemateca Brasileira, e que exibirá filmes de curta e média duração relacionados ao tema da imigração. As crianças também terão atrações especialmente dedicadas a elas. Sob um picadeiro serão apresentadas sessões de contação de histórias e lendas de diversos países, além de atividades lúdicas desenvolvidas pela equipe educativa do Museu da Língua Portuguesa. Durante o evento haverá ainda intervenções cênicas, distribuição de impressos com curiosidades sobre diferentes idiomas e oficinas de artesanato.

SERVIÇO
17ª Festa do Imigrante
Data: 27 de maio e 03 de junho (domingos), das 10h às 16h
Local: Complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes
Endereço: Rua Dr. Almeida Lima, 900, Mooca, São Paulo.
Preço: R$ 6 – estudantes, professores da rede pública e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada
Informações: www.museudaimigracao.org.br/festadoimigrante

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *