O Centro da Cultura Judaica, em parceria com o Museu Lasar Segall, realiza em 2012 a exposição Visões de Guerra

A exposição reúne 75 aquarelas realizadas por Lasar Segall entre 1940 e 1943 para um caderno jamais publicado, assim como obras relacionadas (pinturas, desenhos, esboços) e documentos de época – recortes de jornais, fotos – que retratam o momento histórico em que Segall elaborou os cadernos.

Tendo vivenciado a brutalidade da primeira guerra mundial na Alemanha, Segall desenha esse caderno já no Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial. Segall faz uma dura crítica à incomplacência da guerra, retratando, sobretudo, o sofrimento e a debilidade humana diante do horror.

Esses cadernos foram expostos apenas duas vezes em seu conjunto, e são registros importantes dos processos criativos do artista.

Em paralelo a exposição, o Centro da Cultura Judaica, o Museu Lasar Segall e a Imprensa Oficial lançam um catálogo fac-similar aos cadernos. A edição, inédita, permitirá a circulação desta série histórica e ainda pouco conhecida dentro da trajetória de Segall.

O catálogo é composto também por três textos assinados por Berta Waldman, Jorge Coli e Celso Lafer, pesquisadores e críticos da obra de Segall.

SERVIÇO
Exposição Visões de Guerra
Data da abertura: 17/05
Horário: 20h às 22h30
Data da Exposição: 17/05 a 12/08
Horário: de terça a sábado, das 12h às 19h, domingo das 11h às 19h
Idade: livre
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *