Um painel atual de grupos vocais brasileiros em shows no CCBB e final do concurso Brasil Vocal

Bando da Lua, na década de 1930; Quatro Azes e um Coringa, Demônios da Garoa e Os Cariocas, nas décadas de 1950 e 60, seguidos por MPB4 e Quarteto em Cy, que, por sua vez, foram seguidos por Boca Livre e Céu da Boca…  A íntima relação entre a MPB e os grupos vocais é mesmo inquestionável, e o final do século XX e início do XXI comprovam esta tendência, quando vários grupos vocais surgiram.

E é direcionada a estes grupos vocais a segunda edição do projeto Brasil Vocal, realizado pelo CCBB Rio, em iniciativa pioneira e de âmbito nacional, com objetivo de fomentar o repertório de música brasileira para grupos vocais a capela e contribuir com o surgimento de novos arranjadores.

Nesta segunda edição o concurso se expandiu em duas categorias: Concurso Nacional de Arranjos para Grupos Vocais a Capella – para arranjos inéditos de peças de livre escolha, além de um prêmio especial para o melhor arranjo de uma composição de Luiz Gonzaga, o homenageado desta edição – e Concurso Nacional de Novos Grupos Vocais a Capella, para os melhores grupos vocais da nova geração.

Simultaneamente ao concurso, o CCBB promove uma mostra com um painel atual do gênero com alguns dos mais expressivos grupos vocais de diferentes regiões do Brasil, trazendo à cena esta novíssima — e bem sucedida — geração. Os shows começam no dia 17, quinta, e seguem durante 3 semanas, até o dia 03 de junho, domingo, no Teatro II, com o resultado final do concurso. Neste ano, os shows serão divididos em Festival e Festivalzinho. O Festivalcontará com a participação de grupos conhecidos do cenário de arranjo vocal e o Festivalzinho trará espetáculos de grupos vocais que têm trabalhos especialmente dedicados ao público infanto-juvenil.

Atrações da Primeira Semana

Festival

 dia 17, quinta – Mulheres de Hollanda (RJ) (em foto ilustrativa)

Mulheres de Hollanda

O quinteto vocal formado por Ana Cuba, Eliza Lacerda, Karla Boechat, Malu von Krüger e Marcela Mangabeira dedica-se exclusivamente a obra de uma das paixões nacionais, Chico Buarque, com novos e inspirados arranjos para suas canções. No showImagina Ela passeiam por TatuagemSob MedidaRoda Viva – esta última gravada no programa Som Brasil Chico Buarque, da TV Globo -, com arranjos de André Protasio, diretor musical do grupo, e ainda por Flor da Idade (com arranjo de Flávio Mendes) eA Rosa (com arranjo de Muri Costa), entre outras músicas.

 dia 18, sexta – Gogó Boys (RJ) (ex-Bombando)

Gó Gó Boys

Formado pelos integrantes do extinto grupo Bombando – Marcelo Rezende, Cícero Melo, Rafael Pissurno, Fabiano Lacombe e Marcio Pizzi – o Gó Gó Boys tem em sua essência a subversão às tradições mais ortodoxas dos grupos vocais. Usam o humor (irônico, cínico e chacoteiro) como principal ferramenta e a tecnologia de diversos pedais de efeitos para transformar, deformar e realçar as vozes. O grupo criou uma sonoridade singular, que remete mais a uma banda do que a um grupo vocal. Daí a classificação que eles preferem: banda vocal. Em resumo: o Gó Gó Boys é um grupo de canções, galhofas, movimentos e atrevimentos. Um grupo de sons e performances. De humor e música. Humor fino e capcioso, sem apelações. E música… sem instrumentos e sem medo de experimentações. Mostram um repertório pop, que vai de Roberto Carlos do início da década de 70 ao clássico dos anos 90 Groove is in the Heart, do Dee-Lite.

Festivalzinho

 dia 19, sábado – Barbatuques (SP)

Barbatuques

Se o ruído do vento saísse pela sua boca? Se o barulho da chuva vibrasse em suas mãos? E se todos os sons do mundo, da natureza e da cidade estivessem em você: pássaros, buzinas, apitos e muito mais em uma grande viagem musical através do corpo? Assim é Tum Pá, o primeiro espetáculo infantil do grupo Barbatuques, composto por André Hosoi, André Venegas, Charles Raszl, Dani Zulu, Fernando Barba, Flávia Maia, Giba Alves, Helô Ribeiro, João Simão, Lu Horta, Mairah Rocha, Maurício Maas, Marcelo Pretto e Renato Epstein. No roteiro,  para crianças de 02 a 12 anos, o despertar da escuta, a busca pelos sons do mundo através do corpo e a valorização da música brasileira, com canções inéditas e outras que fazem parte do universo da cultura popular em versões originais e inusitadas.

 dia 20, domingo – Bebossa Kids (RJ)

Bebossakids

O grupo Bebossa Kids apresenta o espetáculo Cantando o Sete, show para crianças com repertório rico em ritmos brasileiros como baião, samba, maracatu e também estruturas como reggae, rock e pop; belas melodias e letras com muito a dizer para essa novíssima geração. As seis vozes – de Livia Nestrovski, Laura Lagub, Corina Viana, Maurício, Detoni, Cauê Nardi e Zeca Rodrigues – são acompanhadas somente por percussão, sem nenhum instrumento harmônico dando suporte. Além de cantar, o sexteto atua cenicamente, tornando o evento bem mais divertido e rico para as crianças. A direção geral é assinada pela cantora e compositora Lucina e, para completar o time, Fabiano Salek na percussão.

Oficinas

Abertas para o público em geral, mas são particularmente dedicadas ao público infanto-juvenil e acontecerão às 14hs na sala do Educativo.

• dia 19/5, sábado – Barbatuques (SP) – O corpo do som
• dia 20/5, domingo – Bebossakids (RJ) – Cantando o sete

Programação das próximas semanas

 dia 24, quinta – Canto Ma No Presto (SP)
 dia 25, sexta – Octo Voci (RN)
 dia 26, sábado – Chicas (RJ) – Festivalzinho
 dia 27, domingo – Amaranto (MG) – Festivalzinho
• dia 31, quinta – Arirê (SP)
• dia 01/6, sexta – Alma de Gato (MT)
• dia 02/6, sábado – Final do Concurso dos Arranjos Vocais e lançamento do ‘Caderno de Partituras’ dos arranjos finalistas da primeira edição do concurso, em 2011.
• dia 03/6, domingo – Final do Concurso dos Novos Grupos Vocais

Oficina

• dia 27/5, domingo – Amaranto (MG) – O corpo que canta

Mesa redonda

• dia 03/6, domingo – membros da comissão julgadora e convidados discutirão o tema “Um balanço da nova geração de grupos vocais brasileiros”, às 16hs.

SERVIÇO
Serviço: Concurso Brasil Vocal – shows com um painel com 10 grupos vocais e final do concurso
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II (R. Primeiro de Março, 66- Centro – RJ – 3808-2020)
Data: 17 de maio a 03 de junho de 2012 (quinta a domingo)
Horários: shows do Festival: 19hs (quinta e sexta) e do Festivalzinho às 17hs (sábado e domingo)
Capacidade: 175 lugares
Classificação: Livre
ENTRADA FRANCA

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *