VII RioHarpFestival – Música no Museu acontece no Rio de Janeiro

Consolidado na agenda cultural carioca, o RioHarpFestival – Música no Museu chega a sua sétima  edição em 2012 , promovendo a sua habitual volta ao mundo em torno dos sons da harpa, um dos mais antigos instrumentos musicais da história da humanidade. O RioHarpFestival já faz parte do circuito mundial da harpa. Serão quase 90 concertos com harpistas de todas as partes do mundo, 23 países representados por nomes da maior expressão, lado a lado com os mais importantes brasileiros.

No programa também há a exaltação aos latino-americanos, como Marcela Méndez , Daniel Garcia e Lucrecia Jancsa (1ª. harpista da Orquestra Nacional da Argentina) – Argentina, Jorge Enrrique Corredor – Colômbia, Rosalía López – Paraguai, Alfonzo do Korocillo – Perú, Fabíola Harper – Chile, Angel Toloso Moreno da Venezuela e Baltazar Juarez, Betuel Ramirez , Kevin Zabdiel – México.

A abertura terá programa duplo: Dia 1º. de maio, às 16hs, na Igreja da Candelária, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, tendo como solista a harpista Maria Célia Machado e às 19hs ,no Teatro SESI , a Orquestra Brasileira de Harpas.

Serão mais de 100 concertos, sendo 89 no Rio de Janeiro e 11 em outras cidades, todos gratuitos e, além dos locais tradicionais de Música no Museu, agregam-se os pontos turísticos principais do Rio de Janeiro : Ilha Fiscal, Corcovado, Biblioteca Nacional, Forte de Copacabana, Igreja da Sé, Igreja N.Sra. da Paz, Grande Templo-Sinagoga do Rio de Janeiro, Real Gabinete Português de Leitura, Arquivo Nacional, Iate Clube do Rio de Janeiro, Sociedade Hebraica, Paço Imperial, Centro Cultural do Banco do Brasil, além do Museu da Favela, Pavão-Pavãozinho. Chamamos a atenção, também, para a apresentação do harpista Gustavo Beaklini, no Parque das Ruínas, com coreografia da Escola Nacional de Circo e das harpistas do Japão Kaori e Miya Otake que se apresentarão com ” Os Tambores do Japão”, em outra coreografia diferente.

Expande-se também para São Paulo, no Museu da Casa Brasileira, em Brasília, com Cristina de Carvalho, em Jaraguá do Sul – Santa Catarina , com Hélio Leite e Gustavo Beaklini, em Belo Horizonte, com o Duo Cecília Pacheco, harpa e Helen Isolani,voz,Porto Alegre, Museu da História da Medicina e em Niterói, com a Orquestra Rio Camerata, tendo como solista a
harpista Maria Célia Machado.

O VII RioHarpFestival faz parte do projeto – Música no Museu – nos seus Concertos de Outono.

O programa completo está nos sites www.musicanomuseu.com.br e www.rioharpfestival.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *