Museu Imperial terá concerto gratuito no domingo

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 2 maio, 2012 16:26

Museu Imperial terá concerto gratuito no domingo

No próximo domingo, 06 de maio, o Museu Imperial oferecerá um concerto gratuito de música erudita. Na data, o Conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis irá apresentar o III Concerto da Temporada 2012. O evento será às 16h, na Sala da Batalha de Campo Grande.

Apesar da entrada gratuita, o Museu Imperial recomenda a retirada antecipada de ingressos devido ao número de lugares limitados. Os convites já estão disponíveis na bilheteria do Museu, que funciona de terça-feira a domingo, das 11h às 17h30.

O conjunto Anima e Cuore da UCP foi fundado em novembro de 1986 e já realizou centenas de apresentações. Formado por alunos e ex-alunos bolsistas da universidade, possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco. Desde sua fundação, é dirigido pelo maestro Antônio Gastão.

Graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, o maestro Gastão teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores: estudou Composição com Geraldo Vespar e Guilherme Bauer, Regência com Gilberto Bittencourt e Carlos Alberto Figueiredo, Técnica Vocal com Eládio Pérez-González e Harmonia da Música Popular com Jan Guest.

O programa

O programa do III Concerto da Temporada 2012 é formado por obras de três dos maiores compositores do período barroco: o inglês Henry Purcell e os alemães Georg Philip Telemann e Johann Sebastian Bach.

Purcell, embora tenha sido um prolífico compositor de música instrumental, alcança suas maiores profundidades expressivas na música vocal, tanto em canções avulsas, como “If music be the food of love”, quanto na música de cena para obras teatrais, como “Music for a while” (para “Édipo”) e “Sweeter than roses” (de “Pausanius”), obras que o conjunto apresentará com a soprano Michele Ramos.

Telemann e Bach, junto com Haendel, formam a “santíssima trindade” do barroco alemão. Telemann, mestre da música instrumental, será representado nesse concerto por duas de suas sonatas: uma para violoncelo e contínuo, e outra para duas flautas. Bach encerra o concerto com uma de suas obras mais conhecidas, o Concerto em Ré menor para dois violinos, BWV 1062, com a participação de Lylian Romero, Rafael Geraets, Rodrigo Dávila e Wally Borghoff.

SERVIÇO
III Concerto da Temporada 2012 do Conjunto Anima e Cuore
Data: 06 de maio de 2012, domingo, às 16h
Local: Sala da Batalha de Campo Grande – Museu Imperial
Entrada franca, mediante retirada de ingresso na bilheteria do Museu
Informações: (24) 2245-4668 / 2245-8962 / mimp.someluz@museus.gov.br

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 2 maio, 2012 16:26


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

A Estrela de Belém

Facebook

Terra Selvagem